O PAPEL DO ENSINO DE PRONÚNCIA NO CONTEXTO DE AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14580112
Palabras clave: Aquisição de segunda língua, Ensino de línguas, Oralidade, Pronúncia

Resumen

O presente artigo realiza um levantamento bibliográfico sobre o ensino de pronúncia no contexto de aquisição de segunda língua (ASL), um aspecto fundamental para o desenvolvimento da oralidade. Para tal, iniciamos com uma breve discussão sobre a ASL como a apresenta Paiva (2011), Paiva (2014) e Oliveira (2014). Ressaltamos a abordagem por tarefas a partir de Nunan (2004), Ellis (2004), dentre outros. Em seguida, consideramos o ensino de pronúncia a partir de Silva (2022) e Pinho, Rodrigues & Cabral (2022), que sugerem integrar nas aulas tanto aspectos segmentais (produção de sons isolados) quanto suprassegmentais (sons encadeados ligados a entoação, ritmo e acentuação). Ainda neste tópico discorremos sobre a instrução direta com base na discussão de Lima Jr. (2022) e sobre a importância da prosódia a partir de Silva Jr. & Barbosa (2021) e Pinho, Rodrigues & Cabral (2022). Finalizamos com a revisão de algumas questões didáticas acerca do ensino de pronúncia, com destaque para o desenvolvimento de micro-habilidades da fala para aulas de pronúncia conforme Oliveira (2015). A pronúncia é central para a inteligibilidade dos falantes e primordial para a autonomia dos aprendizes, sendo portanto importante que os professores estejam preparados para trabalhar este aspecto da L2.

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Biografía del autor/a

José Ailson Lemos de Souza, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Literatura e Cultura (UFBA). Professor Adjunto de Língua Inglesa e Literaturas Afins no Departamento de Letras - Campus Balsas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras/UEMA.

Carla Marina da Silva Tôrres de Sousa, Instituto Federal do Maranhão

Professora de língua inglesa e literaturas no Instituo Federal do Maranhão (IFMA - São Luís) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Maranhão.

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Publicado

diciembre 30, 2024

Cómo citar

DE SOUZA, J. A. L.; DE SOUSA, C. M. da S. T. . O PAPEL DO ENSINO DE PRONÚNCIA NO CONTEXTO DE AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 3, p. 120–134, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14580112. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3722. Acesso em: 8 ene. 2025.

Sección

Dossiê