"TODO DIÁRIO É UM QUARTINHO"

UMA LEITURA DE CAROLAYNE, CAROLINA E AS HISTÓRIAS DO DIÁRIO DA MENINA (2021), DE SIMONE MOTA

Autores

Palavras-chave: Literatura Infantojuvenil contemporânea, Carolayne, Carolina e as histórias do diário da menina, Simone Mota, Carolina Maria de Jesus

Resumo

A literatura infantojuvenil é uma categoria de difícil definição dentro dos estudos literários. Isso, no entanto, não restringe a variedade de textos inscritos sob essa rubrica, ainda mais no cenário contemporâneo, marcado pela emergência de autorias, temáticas e materialidades do livro infantojuvenil. Tendo em vista tal horizonte de produção, este artigo propõe uma leitura analítico-interpretativa do livro Carolayne, Carolina e as histórias do diário da menina (2021), de Simone Mota, na qual se busca evidenciar os dispositivos estruturais e diegéticos que enformam o livro, considerando, para isso, o tratamento material do objeto, a elaboração de uma narradora criança e os diálogos intertextual e intergênero, principalmente a partir da retomada dos escritos diarísticos de Carolina Maria de Jesus. Na narrativa de Mota, percebe-se como esses elementos confluem de modo a funcionar como potenciais atrativos para o leitor em formação, friccionando a visão estigmatizada que ainda recai sobre esse conjunto de textos. Ademais, ao recuperar a escrita e a figura da autora de Quarto de despejo [1960], o livro redimensiona o lugar de Carolina no imaginário do leitor em formação e na memória cultural brasileira.

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Biografia do Autor

Júlio César de Araújo Cadó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui gradução em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2023). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN), na área de Literatura Comparada (Literatura e Memória Cultural). Bolsista Capes. 

Maria Regina Soares Azevedo de Andrade , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Litetauras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN), na área de Literatura Comparada (Poéticas da Modernidade e da Pós-Modernidade). Bolsista Capes. 

Juliane Vargas Welter , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras (Português e suas respectivas literaturas) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Letras Estudos Literários/Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e doutorado em Letras Estudos Literários/Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Membro do Grupo de Pesquisa Literatura Brasileira em Dinâmica Desigual e Combinada no Ocidente, já atuou como professora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e na Educação Superior. Atualmente, é professora adjunta no setor de Literatura Brasileira/DLET da UFRN/campus Natal. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e sociedade, literaturas contemporâneas em língua portuguesa, literatura brasileira contemporânea, romance, memória, trauma, testemunho, ditadura militar, cultura brasileira.

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Publicado em

30 de abril de 2024

Como Citar

CADÓ, J. C. de A.; ANDRADE , M. R. S. A. de; WELTER , J. V. . "TODO DIÁRIO É UM QUARTINHO": UMA LEITURA DE CAROLAYNE, CAROLINA E AS HISTÓRIAS DO DIÁRIO DA MENINA (2021), DE SIMONE MOTA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 1, p. 126–139, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2189. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Dossiê

Dados de financiamento