"TODO DIÁRIO É UM QUARTINHO"

UMA LEITURA DE CAROLAYNE, CAROLINA E AS HISTÓRIAS DO DIÁRIO DA MENINA (2021), DE SIMONE MOTA

Authors

Keywords: Literatura Infantojuvenil contemporânea, Carolayne, Carolina e as histórias do diário da menina, Simone Mota, Carolina Maria de Jesus

Abstract

A literatura infantojuvenil é uma categoria de difícil definição dentro dos estudos literários. Isso, no entanto, não restringe a variedade de textos inscritos sob essa rubrica, ainda mais no cenário contemporâneo, marcado pela emergência de autorias, temáticas e materialidades do livro infantojuvenil. Tendo em vista tal horizonte de produção, este artigo propõe uma leitura analítico-interpretativa do livro Carolayne, Carolina e as histórias do diário da menina (2021), de Simone Mota, na qual se busca evidenciar os dispositivos estruturais e diegéticos que enformam o livro, considerando, para isso, o tratamento material do objeto, a elaboração de uma narradora criança e os diálogos intertextual e intergênero, principalmente a partir da retomada dos escritos diarísticos de Carolina Maria de Jesus. Na narrativa de Mota, percebe-se como esses elementos confluem de modo a funcionar como potenciais atrativos para o leitor em formação, friccionando a visão estigmatizada que ainda recai sobre esse conjunto de textos. Ademais, ao recuperar a escrita e a figura da autora de Quarto de despejo [1960], o livro redimensiona o lugar de Carolina no imaginário do leitor em formação e na memória cultural brasileira.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Júlio César de Araújo Cadó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui gradução em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2023). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN), na área de Literatura Comparada (Literatura e Memória Cultural). Bolsista Capes. 

Maria Regina Soares Azevedo de Andrade , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Litetauras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN), na área de Literatura Comparada (Poéticas da Modernidade e da Pós-Modernidade). Bolsista Capes. 

Juliane Vargas Welter , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras (Português e suas respectivas literaturas) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Letras Estudos Literários/Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e doutorado em Letras Estudos Literários/Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Membro do Grupo de Pesquisa Literatura Brasileira em Dinâmica Desigual e Combinada no Ocidente, já atuou como professora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e na Educação Superior. Atualmente, é professora adjunta no setor de Literatura Brasileira/DLET da UFRN/campus Natal. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e sociedade, literaturas contemporâneas em língua portuguesa, literatura brasileira contemporânea, romance, memória, trauma, testemunho, ditadura militar, cultura brasileira.

References

ANDRUETTO, M. T.. Por uma literatura sem adjetivos. In: ANDRUETTO, M. T. Por uma literatura sem adjetivos. Trad. Carmen Cacciacarro. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012. p. 52-70.

BAIRROS, L. Nossos feminismos revisitados. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Pensamento feminista hoje: perspectivas decolonias. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p. 206-214.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, 2022.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2019.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 6. ed., reimpr. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2017. p. 171-193.

COLOMER, T. Introdução à literatura juvenil atual. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017.

CORONEL, L. P. A censura ao direito de sonhar em Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. estudos da literatura brasileira contemporânea, n. 44, p. 271-288, jul./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/elbc/a/XBQZV7mPBWgsrxGtDz9QgLm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 09 dez. 2023.

EVARISTO, C. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. 2005. Disponível em: http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/da-grafia-desenho-de-minha-mae-um-dos-lugares-de-nascimento-de-minha-escrita/. Acesso em: 15 nov. 2023.

FOUCAULT, M. A escrita de si. In: FOUCAULT, M. O que é um autor? Trad. António Fernando Cascais e Eduardo Correia. Lisboa: Passagens. 1992. p. 129-160.

GOULART, I. do C. V.; FERREIRA, N. S. de A.. Relações que entremeiam leitor e livro: da materialidade a̠ afetividade. Alabe Revista de Investigación Sobre Lectura y Escritura, Almería, v. 6, n. 12, p. 1-16, 1 dez. 2015. Disponível em: https://ojs.ual.es/ojs/index.php/alabe/article/view/7518/6146. Acesso em: 14 nov. 2023.

JESUS, C. M. de. Diário de Bitita. São Paulo: SESI-SP editora, 2014.

JESUS, C. M. de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. São Paulo: Ática, 2014.

LAJOLO, M. Infância de papel e tinta. In: FREITAS, M. C. de (org.). História Social da Infância no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 1997. p. 229 - 250.

MOTA, Simone. Carolayne, Carolina e as histórias do diário da menina. Rio de Janeiro: Malê, 2021.

PINHEIRO, M. P. Literatura infantil e juvenil: uma reflexão sobre a construção da infância e da adolescência. In: PAIVA, A. et al. (org.). Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007. p. 69 - 78.

AUTOR; AUTOR. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX. 2018.

VALIM, G. M.; NAVAS, D. A Literatura Juvenil e o Fenômeno Crossover: uma leitura de limite branco, de Caio Fernando Abreu. Línguas&Letras, Cascavel, v. 20, n. 47, p. 181-194, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/22925/pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

Published

April 30, 2024

How to Cite

CADÓ, J. C. de A.; ANDRADE , M. R. S. A. de; WELTER , J. V. . "TODO DIÁRIO É UM QUARTINHO": UMA LEITURA DE CAROLAYNE, CAROLINA E AS HISTÓRIAS DO DIÁRIO DA MENINA (2021), DE SIMONE MOTA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 1, p. 126–139, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2189. Acesso em: 21 nov. 2024.

Section

Dossiê