PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS:

UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Autores

  • Ana Raquel Albuquerque de Queiroz UFCG
  • Carolina Silva de Medeiros UFCG
  • Leonardo Rodrigues Sampaio UFCG
Palavras-chave: Formação continuada, Promoção de aprendizagem, Diferenças individuais e Saúde mental do professor.

Resumo

O presente projeto teve por objetivo realizar o segundo ciclo de formação continuada para profissionais que atuam em uma creche pública municipal, localizada em Campina Grande- PB, entre os meses de junho e dezembro de 2023. A formação contribuiu com atividades teórico-práticas com foco na promoção de aprendizagem, mediação e diferenças individuais. No geral, consuma-se que a formação auxiliou os profissionais da creche na construção de uma educação de qualidade, inclusiva e acolhedora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOY, Raquel. Abordagem diagnóstica de crianças com atraso do desenvolvimento e deficiência intelectual. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, v. 15, n. 2, 2016. [2] DAVIS, Claudia. Psicologia na educação / Claudia Davis, Zilma de Oliveira. 3° ed. São Paulo: Cortez, 2010. [3] Enhancing and Practicing Executive Function Skills with Children from Infancy to Adolescence. Center of Developing Child, Harvard University, 2020. [4] HAASE, Vitor Geraldi. COMO A NEUROPSICOLOGIA PODE CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU AUTISMO?. Pedagogia em Ação, v. 8, n. 2, 2016. [5] ONZI, Franciele Zanella; DE FIGUEIREDO GOMES, Roberta. Transtorno do espectro autista: a importância do diagnóstico e reabilitação. Revista Caderno Pedagógico, v. 12, n. 3, 2015. [6] PAPALIA, Diane E; FELDMAN, Ruth Duskin. O estudo do desenvolvimento humano. In: PAPALIA, Diane E; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 12° ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.Disponível em: https://www.obbiotec.com.br/wpcontent/uploads/2022/04/OBJ-livroDesenvolvimento-Humano.pdf [7] PAPALIA, Diane E; FELDMAN, Ruth Duskin. Primórdios. In: PAPALIA, Diane E; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 12° ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.Disponível em: https://www.obbiotec.com.br/wpcontent/uploads/2022/04/OBJ-livroDesenvolvimento-Humano.pdf [8] PAPALIA, Diane E; FELDMAN, Ruth Duskin. Segunda infância. In: PAPALIA, Diane E; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 12° ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.Disponível em: https://www.obbiotec.com.br/wpcontent/uploads/2022/04/OBJ-livroDesenvolvimento-Humano.pdf [9] SCHWARTZMAN, José Salomão; LEDERMAN, Vivian Renne Gerber. Deficiência intelectual: causas e importância do diagnóstico e intervenção precoces. Inclusão Social, v. 10, n. 2, 2017. [10] SMITH, P. K. Play. Autismo. In: SMITH, P. K. Play. Enciclopédia sobre desenvolvimento na 5 primeira infância. 2013. Disponível em: https://www.enciclopedia-crianca.com/autismo [11] SMITH, P. K. Play. Cérebro. In: SMITH, P. K. Play. Enciclopédia sobre desenvolvimento na primeira infância. 2013. Disponível em: https://www.enciclopedia-crianca.com/cerebro [12] SMITH, P. K. Play. Funções executivas. In: SMITH, P. K. Play. Enciclopédia sobre desenvolvimento na primeira infância. 2013. Disponível em: https://www.enciclopediacrianca.com/funcoes-executivas [13] SMITH, P. K. Play. Importância do desenvolvimento infantil. In: SMITH, P. K. Play. Enciclopédia sobre desenvolvimento na primeira infância. 2013. Disponível em: https://www.enciclopedia-crianca.com/importanciado-desenvolvimento-infantil [14] WAGNER, Flávia; ROHDE, Luis Augusto de; TRENTINI, Clarissa Marceli. Neuropsicologia do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: modelos neuropsicológicos e resultados de estudos empíricos. Psico-USF, v. 21, 2016.

Downloads

Publicado em

23 de julho de 2024

Como Citar

DE QUEIROZ, A. R. A.; DE MEDEIROS, C. S.; SAMPAIO, L. R. PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS:: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/3150. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Educação