PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS:
UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Resumen
O presente projeto teve por objetivo realizar o segundo ciclo de formação continuada para profissionais que atuam em uma creche pública municipal, localizada em Campina Grande- PB, entre os meses de junho e dezembro de 2023. A formação contribuiu com atividades teórico-práticas com foco na promoção de aprendizagem, mediação e diferenças individuais. No geral, consuma-se que a formação auxiliou os profissionais da creche na construção de uma educação de qualidade, inclusiva e acolhedora.
Descargas
Citas
BOY, Raquel. Abordagem diagnóstica de crianças com atraso do desenvolvimento e deficiência intelectual. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, v. 15, n. 2, 2016. [2] DAVIS, Claudia. Psicologia na educação / Claudia Davis, Zilma de Oliveira. 3° ed. São Paulo: Cortez, 2010. [3] Enhancing and Practicing Executive Function Skills with Children from Infancy to Adolescence. Center of Developing Child, Harvard University, 2020. [4] HAASE, Vitor Geraldi. COMO A NEUROPSICOLOGIA PODE CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU AUTISMO?. Pedagogia em Ação, v. 8, n. 2, 2016. [5] ONZI, Franciele Zanella; DE FIGUEIREDO GOMES, Roberta. Transtorno do espectro autista: a importância do diagnóstico e reabilitação. Revista Caderno Pedagógico, v. 12, n. 3, 2015. [6] PAPALIA, Diane E; FELDMAN, Ruth Duskin. O estudo do desenvolvimento humano. In: PAPALIA, Diane E; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 12° ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.Disponível em: https://www.obbiotec.com.br/wpcontent/uploads/2022/04/OBJ-livroDesenvolvimento-Humano.pdf [7] PAPALIA, Diane E; FELDMAN, Ruth Duskin. Primórdios. In: PAPALIA, Diane E; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 12° ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.Disponível em: https://www.obbiotec.com.br/wpcontent/uploads/2022/04/OBJ-livroDesenvolvimento-Humano.pdf [8] PAPALIA, Diane E; FELDMAN, Ruth Duskin. Segunda infância. In: PAPALIA, Diane E; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 12° ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.Disponível em: https://www.obbiotec.com.br/wpcontent/uploads/2022/04/OBJ-livroDesenvolvimento-Humano.pdf [9] SCHWARTZMAN, José Salomão; LEDERMAN, Vivian Renne Gerber. Deficiência intelectual: causas e importância do diagnóstico e intervenção precoces. Inclusão Social, v. 10, n. 2, 2017. [10] SMITH, P. K. Play. Autismo. In: SMITH, P. K. Play. Enciclopédia sobre desenvolvimento na 5 primeira infância. 2013. Disponível em: https://www.enciclopedia-crianca.com/autismo [11] SMITH, P. K. Play. Cérebro. In: SMITH, P. K. Play. Enciclopédia sobre desenvolvimento na primeira infância. 2013. Disponível em: https://www.enciclopedia-crianca.com/cerebro [12] SMITH, P. K. Play. Funções executivas. In: SMITH, P. K. Play. Enciclopédia sobre desenvolvimento na primeira infância. 2013. Disponível em: https://www.enciclopediacrianca.com/funcoes-executivas [13] SMITH, P. K. Play. Importância do desenvolvimento infantil. In: SMITH, P. K. Play. Enciclopédia sobre desenvolvimento na primeira infância. 2013. Disponível em: https://www.enciclopedia-crianca.com/importanciado-desenvolvimento-infantil [14] WAGNER, Flávia; ROHDE, Luis Augusto de; TRENTINI, Clarissa Marceli. Neuropsicologia do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: modelos neuropsicológicos e resultados de estudos empíricos. Psico-USF, v. 21, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ana Raquel Albuquerque de Queiroz, Carolina Silva de Medeiros, Leonardo Rodrigues Sampaio
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.