A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA PERSPECTIVA DE INTEGRANTES DO PET - SAÚDE

Autores

  • Hebert Nuno Miguel Alves UFCG
  • Bianca Joyce Souza Dantas UEPB
  • Adson Albuquerque Silva do Nascimento Sec. Mun. Saúde - Cuité
  • Janaína Araujo Batista Sec. Mun. Saúde - Cuité
  • Gracielle Malheiro dos Santos UFCG
  • Natalia Fernandes do Nascimento Sec. Mun. Saúde - Cuité
  • Sabrina Márcia Resende de Almeida Santos Cunha Sec. Mun. Saúde - Cuité
  • Gigliola Marcos Bernardo de Lima UFCG
  • Egberto Santos Carmo UFCG
  • Heloisy Alves de Medeiros Leano UFCG
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, PET – Saúde, Formação Profissional, Saúde Pública

Resumo

A interdisciplinaridade assume um papel central no panorama acadêmico, transcendendo barreiras para promover uma compreensão mais abrangente e integrada. O escopo deste trabalho consistiu em relatar a experiência obtida pelos integrantes do PET – Saúde, por meio da realização de ações, destacando a importância da interdisciplinaridade para a formação profissional e comunidade assistida. As atividades efetivadas, não só fortalecem a formação acadêmica, mas também se revela vital para enfrentar os desafios contemporâneos em diversas áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AITH, F. et al. Os Princípios da universalidade e integralidade do SUS sob a perspectiva da política de doenças raras e da incorporação tecnológica. Revista de Direito Sanitário, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 10 - 39, março/junho, 2014.

SILVA, L. A. A. et al. Educação permanente em saúde na atenção básica: percepção dos gestores municipais de saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, Brasil, v. 38, n. 1, 2017.

BARRETO, A. C. O. et al. Percepção da equipe multiprofissional da Atenção Primária sobre educação em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasil, v. 72, n. 1. p. 278 - 285, 2019.

DALPIAZ, A. K.; STEDILE, N. L. R. ESTADO, DESENVOLVIMENTO E CRISE DO CAPITAL: V JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, n. esp., 2011. São Luís, Maranhão. Estratégia Saúde da Família: reflexão sobre algumas de suas premissas. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2012.

SCHNEIDER, S. A.; MAGALHÃES, C. R.; ALMEIDA, A. N. Percepções de educadores e profissionais de saúde sobre interdisciplinaridade no contexto do Programa Saúde na Escola. Interface: comunicação, saúde, educação, Botucatu, 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. As contribuições do PET-Saúde/Interprofissionalidade para a reorientação da formação e do trabalho em saúde no Brasil. Brasília, 2021.

VILELA, E.M.; MENDES, I. J. M. Interdisciplinaridade e saúde: estudo bibliográfico. Rev Latino-am Enfermagem. São Paulo, v. 11, n. 4, p. 525-531, 2003.

SCHERER, M. D. A; PIRES, D. E. P; JEAN, R. A construção da interdisciplinaridade no trabalho da Equipe de Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva. Brasil, v.18, n.11, p. 3203-3212, 2013.

AMORIM, D.S; GATTÁS, M. L. B. Modelo de prática interdisciplinar em área na saúde. Medicina. Ribeirão Preto, v. 40, n. 1, p. 82-84, 2007.

Downloads

Publicado em

8 de março de 2024

Como Citar

ALVES, H. N. M. .; DANTAS, B. J. S. .; NASCIMENTO, A. A. S. do .; BATISTA, J. A. .; SANTOS, G. M. dos .; NASCIMENTO, N. F. do .; CUNHA, S. M. R. de A. S. .; LIMA, G. M. B. de .; CARMO, E. S. .; LEANO, H. A. de M. . A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA PERSPECTIVA DE INTEGRANTES DO PET - SAÚDE. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 3, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2233. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)