GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ESTRATÉGIA PARA DINAMIZAR O ENSINO REMOTO

Autores/as

  • Davi Lima de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande
  • Filipe Vieira Tavares Universidade Federal de Campina Grande
  • Mirleide Dantas Lopes Universidade Federal de Campina Grande
Palabras clave: Gamificação, Ensino de Física, Educação Básica

Resumen

A pandemia causada pela COVID-19 aumentou a preocupação dos educadores e educadoras em relação ao fenômeno da evasão escolar. Infelizmente, esta situação costuma ser ainda mais contundente quando se trata do turno da noite, em que geralmente os estudantes encontram-se fora da faixa etária para a série cursada. Diante desta realidade, desenvolvemos uma Sequência Didática (SD), buscando abordar o conteúdo de ondas eletromagnéticas, através da utilização de uma atividade gamificada. O referido conteúdo foi trabalhado de forma contextualizada, objetivando evidenciar suas respectivas aplicações voltadas ao enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus. Estas estratégias didáticas almejavam promover a alfabetização científica, além de desenvolver um maior interesse dos discentes pela Física, com auxílio da gamificação. A SD foi totalmente desenvolvida de forma remota, na turma no 3 ano do Ensino Médio, turno da ⁰ noite, da Escola Cidadã Integral Maria de Lourdes Araújo, e executada em 4 aulas. Na última intervenção realizada na escola, foi aplicado um questionário, a partir do qual os estudantes avaliaram, sob diferentes perspectivas, a execução das atividades realizadas. Por meio das observações das interações e das respostas dos estudantes ao questionário aplicado, podemos afirmar que a SD desenvolvida foi bastante satisfatória, trazendo uma relevante contribuição para a formação científica dos discentes envolvidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

abril 5, 2022

Cómo citar

DE MEDEIROS, D. L. .; TAVARES, . F. V. .; LOPES, M. D. GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ESTRATÉGIA PARA DINAMIZAR O ENSINO REMOTO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/221. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Educação

Artículos más leídos del mismo autor/a