GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ESTRATÉGIA PARA DINAMIZAR O ENSINO REMOTO
Abstract
A pandemia causada pela COVID-19 aumentou a preocupação dos educadores e educadoras em relação ao fenômeno da evasão escolar. Infelizmente, esta situação costuma ser ainda mais contundente quando se trata do turno da noite, em que geralmente os estudantes encontram-se fora da faixa etária para a série cursada. Diante desta realidade, desenvolvemos uma Sequência Didática (SD), buscando abordar o conteúdo de ondas eletromagnéticas, através da utilização de uma atividade gamificada. O referido conteúdo foi trabalhado de forma contextualizada, objetivando evidenciar suas respectivas aplicações voltadas ao enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus. Estas estratégias didáticas almejavam promover a alfabetização científica, além de desenvolver um maior interesse dos discentes pela Física, com auxílio da gamificação. A SD foi totalmente desenvolvida de forma remota, na turma no 3 ano do Ensino Médio, turno da ⁰ noite, da Escola Cidadã Integral Maria de Lourdes Araújo, e executada em 4 aulas. Na última intervenção realizada na escola, foi aplicado um questionário, a partir do qual os estudantes avaliaram, sob diferentes perspectivas, a execução das atividades realizadas. Por meio das observações das interações e das respostas dos estudantes ao questionário aplicado, podemos afirmar que a SD desenvolvida foi bastante satisfatória, trazendo uma relevante contribuição para a formação científica dos discentes envolvidos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2022 Davi Lima de Medeiros, Filipe Vieira Tavares, Mirleide Dantas Lopes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.