SAÚDE MENTAL E SEXUALIDADES

TECENDO DIÁLOGOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Emmanoel Holanda Melo Ferreira Universidade Federal de Campina Grande
  • Sara Pereira dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • George Ciro Monteiro de Farias Filho Universidade Federal de Campina Grande
  • Jadson Levi Santos de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Lorraine Arruda Alves Araruna Universidade Federal de Campina Grande
  • Betânia Maria Oliveira de Amorim Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Adolescência, Saúde Mental, Sexualidades, Escola

Resumo

Durante a adolescência, os jovens passam por diversas transformações físicas, emocionais e cognitivas, o que pode afetar diretamente a sua saúde mental. A escola desempenha um papel crucial nesse contexto, pois é nesse espaço que os adolescentes passam a maior parte do tempo e recebem orientações sobre diversos aspectos de suas vidas. É fundamental que as escolas estejam preparadas para abordar questões de saúde mental e sexualidade, oferecendo suporte psicológico e educacional, além de promover a educação sexual de forma responsável. Após o término da pandemia de Covid-19 e o retorno às aulas, observou-se um aumento significativo no número de estudantes com sintomas de adoecimento mental, muitos dos quais relacionados a sexualidade. Essa problemática pode impactar severamente a evasão escolar e enfraquecer os laços familiares dos estudantes. Sendo assim, buscamos proporcionar debates e reflexões sobre saúde mental, gênero e sexualidade entre os/as adolescentes, visando criar espaços de diálogo e problematização dessas questões utilizando metodologias ativas, tais como: o Círculo de Cultura, a Arteterapia e Tenda do Conto. As atividades foram desenvolvidas com cerca de 60 alunos do 9º ano do ensino fundamental e 30 do 2º ano do ensino médio da Escola Eci Professor Itan Pereira, situada na cidade de Campina Grande, PB. Os resultados demonstram o quão foi positivo proporcionar aos/as discentes a oportunidade de discutirem abertamente sobre questões relacionadas à saúde mental e sexualidade, desvelando tabus e preconceitos bem como oportunizou a criação de um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo.

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Publicado em

19 de junho de 2024

Como Citar

FERREIRA, E. H. M.; SANTOS, S. P. dos; FILHO, G. C. M. de F.; OLIVEIRA, J. L. S. de; ARARUNA, L. A. A.; AMORIM, B. M. O. de. SAÚDE MENTAL E SEXUALIDADES: TECENDO DIÁLOGOS NO CONTEXTO ESCOLAR. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2715. Acesso em: 4 dez. 2024.

Seção

Educação

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