SAÚDE MENTAL E SEXUALIDADES
TECENDO DIÁLOGOS NO CONTEXTO ESCOLAR
Abstract
Durante a adolescência, os jovens passam por diversas transformações físicas, emocionais e cognitivas, o que pode afetar diretamente a sua saúde mental. A escola desempenha um papel crucial nesse contexto, pois é nesse espaço que os adolescentes passam a maior parte do tempo e recebem orientações sobre diversos aspectos de suas vidas. É fundamental que as escolas estejam preparadas para abordar questões de saúde mental e sexualidade, oferecendo suporte psicológico e educacional, além de promover a educação sexual de forma responsável. Após o término da pandemia de Covid-19 e o retorno às aulas, observou-se um aumento significativo no número de estudantes com sintomas de adoecimento mental, muitos dos quais relacionados a sexualidade. Essa problemática pode impactar severamente a evasão escolar e enfraquecer os laços familiares dos estudantes. Sendo assim, buscamos proporcionar debates e reflexões sobre saúde mental, gênero e sexualidade entre os/as adolescentes, visando criar espaços de diálogo e problematização dessas questões utilizando metodologias ativas, tais como: o Círculo de Cultura, a Arteterapia e Tenda do Conto. As atividades foram desenvolvidas com cerca de 60 alunos do 9º ano do ensino fundamental e 30 do 2º ano do ensino médio da Escola Eci Professor Itan Pereira, situada na cidade de Campina Grande, PB. Os resultados demonstram o quão foi positivo proporcionar aos/as discentes a oportunidade de discutirem abertamente sobre questões relacionadas à saúde mental e sexualidade, desvelando tabus e preconceitos bem como oportunizou a criação de um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Emmanoel Holanda Melo Ferreira, Sara Pereira dos Santos, George Ciro Monteiro de Farias Filho, Jadson Levi Santos de Oliveira, Lorraine Arruda Alves Araruna, Betânia Maria Oliveira de Amorim
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.