ACOLHER
GRUPO DE APOIO AS MÃES DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Resumo
O diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode desencadear sofrimento no âmbito familiar, devido às demandas de cuidado que o indivíduo pode apresentar. A sobrecarga emocional inicia-se no momento do recebimento do diagnóstico e passa por diversas variáveis como a luta por atendimento profissional. Sendo assim, as mulheres-mães de filhos/filhas autistas precisam de apoio e suporte tanto quanto os filhos. Dessa forma, esta ação extensionista teve por objetivo acolher os múltiplos sofrimentos de mulheres-mães de filhos e filhas que possuem o diagnóstico de TEA. Participaram das atividades, aproximadamente, 25 mulheres-mães de filhos diagnosticados com o TEA, vinculados ao Centro de Atendimento ao Autista (CAA), localizado no município de Campina Grande - PB. Por meio das metodologias ativas proporcionamos um ambiente colaborativo, reflexivo e de autonomia, possibilitando que as mães se conectassem umas com as outras, compartilhassem suas experiências e refletissem acerca de possíveis encaminhamentos para os desafios que enfrentam. Os resultados apontam que as ações realizadas foram eficazes na promoção do bem-estar emocional e no fortalecimento das mães, proporcionando um suporte valioso em meio às dificuldades enfrentadas no cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Ana Patricia Luna Sousa, Camila Nicoli Ferreira, Katarina Maelly Duarte Vieira, Laíne Louise Carvalho de Almeida, Betânia Maria Oliveira de Amorim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.