METODOLOGIA ATIVA NO ENFRENTAMENTO A COVID-19 VOLTADA A ADOLESCENTES

Autores

  • Andreza Kelly de Assis Alexandre
  • Ana Caroline Pereira Saraiva
  • Ilana Sanamaika Queiroga Bezerra
  • Manuella Uilmann Silva da Costa Soares
Palavras-chave: Adolescentes, Covid-19, Metodologias

Resumo

As metodologias ativas foram utilizadas no projeto de extensão “Educação em saúde: enfretamento a COVID-19 entre adolescentes” que tinha como objetivo ajudar estes no enfrentamento da pandemia de COVID-19. Essa implementação favorece a motivação autônoma despertando a curiosidade, à medida que o aluno se envolve nas ações que tiveram como público alvo adolescentes do ensino fundamental do oitavo e nono anos das escolas da rede pública do município de Cajazeiras- PB, sendo elas: EMEIEF Costa e Silva e E.M.E.I.F Vitória Bezerra. Com isso trabalhamos com a elaboração de dinâmicas, jogos, rodas de conversa com um tema diferente por mês. O conteúdo era apresentado na sala de aula virtual e logo em seguida aplicadas as dinâmicas. O primeiro encontro foi utilizado um caça palavras para identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre a COVID-19, assim se seguiu os encontros de cada mês respectivamente com o tema em saúde mental e a elaboração de uma nuvem de palavras, a vacinação com um quiz de mito ou verdade, a violência acerca da pandemia e formas de denúncias e a cada tema uma nova atividade. No último mês foram elaboradas questões que englobavam os principais conteúdos abordados sendo aplicado através de um jogo na plataforma do Kahoot onde terminava com as pontuações e classificações encerrando as atividades. Assim verificamos o bom envolvimento e aceitação das metodologias por parte dos estudantes que se mostraram participativos e sessa forma contribuindo com a inserção do aluno como agente principal do seu aprendizado e multiplicador destes conhecimentos adquiridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

DE ASSIS ALEXANDRE, A. K. .; PEREIRA SARAIVA, A. C.; QUEIROGA BEZERRA, I. S.; SILVA DA COSTA SOARES, M. U. . METODOLOGIA ATIVA NO ENFRENTAMENTO A COVID-19 VOLTADA A ADOLESCENTES. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/290. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.