EXTENSÃO SEM DISTÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIRTUAL COM ADOLESCENTES
Resumo
A adolescência, um período de transição da infância para vida adulta. envolve mudanças biológicas, cognitivas, emocionais, sociais e psicológicas, que se tornaram ainda mais intensas com a pandemia da COVID-19 e o distanciamento social. Por isso, o projeto sem distância, objetivou implementar ações de educação em saúde com adolescentes de uma da Escola Cidadã Integral no município de Cuité-Paraíba, de forma virtual, por meio de plataformas, aplicativos digitais e redes sociais @projetosemdistancia. Nesse contexto, foram realizadas três ações educativas: “Adolescência x Sonhos”, “(Re)Conectando-me com a vida” e “Juventude e Exame Nacional do Ensino Médio: expectativas, cobranças e autocontrole”, nas quais contou-se com a participação média de 55 alunos, além de professores, coordenadores e diretoras. Cada ação foi realizada via Google Meet, pelos extensionistas e coordenadora, contemplando acolhimento, exposição da temática e reflexão final. Para tanto, foram utilizadas plataformas como mentimeter e padlet, músicas e vídeos para melhor interação. Ademais, foram convidadas colaboradores como psicólogas e docentes, uma representante estadual de promoção de igualdade racial da paraíba, para reflexões, esclarecimentos, agregando conhecimentos sobre saúde em todos os âmbitos. Percebeu-se que o modo virtual contribuiu para participação ativa dos adolescentes nas ações, permitindo partilha de vivencias, sonhos e estratégias para enfrentamento dos desafios, mudanças de atitudes para o autocuidado e fortalecimento de si na construção do projeto de felicidade. Para os extensionistas, agregou conhecimentos teórico-práticos sobre adolescência e suas peculiaridades, a partir de como proporcionar um ambiente acolhedor, de escuta ativa e oportuno para promoção de uma vida saudável e sem desigualdades
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Maria Verônica Gomes de Oliveira, Daniele Sabrina da Silva Lima, Igor Cézar Roque de Araújo, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.