METODOLOGIA ATIVA NO ENFRENTAMENTO A COVID-19 VOLTADA A ADOLESCENTES
Abstract
As metodologias ativas foram utilizadas no projeto de extensão “Educação em saúde: enfretamento a COVID-19 entre adolescentes” que tinha como objetivo ajudar estes no enfrentamento da pandemia de COVID-19. Essa implementação favorece a motivação autônoma despertando a curiosidade, à medida que o aluno se envolve nas ações que tiveram como público alvo adolescentes do ensino fundamental do oitavo e nono anos das escolas da rede pública do município de Cajazeiras- PB, sendo elas: EMEIEF Costa e Silva e E.M.E.I.F Vitória Bezerra. Com isso trabalhamos com a elaboração de dinâmicas, jogos, rodas de conversa com um tema diferente por mês. O conteúdo era apresentado na sala de aula virtual e logo em seguida aplicadas as dinâmicas. O primeiro encontro foi utilizado um caça palavras para identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre a COVID-19, assim se seguiu os encontros de cada mês respectivamente com o tema em saúde mental e a elaboração de uma nuvem de palavras, a vacinação com um quiz de mito ou verdade, a violência acerca da pandemia e formas de denúncias e a cada tema uma nova atividade. No último mês foram elaboradas questões que englobavam os principais conteúdos abordados sendo aplicado através de um jogo na plataforma do Kahoot onde terminava com as pontuações e classificações encerrando as atividades. Assim verificamos o bom envolvimento e aceitação das metodologias por parte dos estudantes que se mostraram participativos e sessa forma contribuindo com a inserção do aluno como agente principal do seu aprendizado e multiplicador destes conhecimentos adquiridos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2022 Andreza Kelly de Assis Alexandre, Ana Caroline Pereira Saraiva, Ilana Sanamaika Queiroga Bezerra, Manuella Uilmann Silva da Costa Soares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.