DIABETES MELLITUS NA ADOLESCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Autores

  • Adilma Rodrigues de Freitas Universidade Federal de Campina Grande
  • Alisson Bandeira de Aragão Universidade Federal de Campina Grande
  • Emanuele de Oliveira Queiroz Universidade Federal de Campina Grande
  • Lucas Queiroga Melo Universidade Federal de Campina Grande
  • Rayanne Feitosa Galvão Universidade Federal de Campina Grande
  • Betânia Maria Oliveira de Amorim Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Diabetes mellitus, Adolescente, Família

Resumo

O Diabetes Mellitus é um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente de etiologia multifatorial, sendo dividido basicamente em DM tipo 1 ou tipo 2. No Brasil, o diabetes atinge mais de 15 milhões de pessoas apresentado-se como uma importante questão de saúde pública. Com o surgimento da pandemia de COVID-19, esse quadro se tornou mais complexo. Percebe-se, dessa forma, a necessidade de uma atuação conjunta com equipe multiprofissional, envolvendo ações educativas sobre a fisiologia, o tratamento e o manejo adequado do DM, aliadas à atenção aos aspectos psicológicos e emocionais. A Sociedade Brasileira de Diabetes assinala que a educação em diabetes é considerada como parte do próprio tratamento da doença. Nessa perspectiva, por meio da formação de um grupo on-line buscamos possibilitar um espaço de produção de diálogo, viabilizando ações na busca de cuidado, promoção de saúde e prevenção de agravos com adolescentes diabéticos com idades entre 14 à 18 anos. As intervenções foram pautadas nas metodologias ativas e participativas, utilizando-se das rodas de conversa e diversas dinâmicas, visando envolver e estimular os adolescentes para a produção de ações de cuidado com a saúde física e mental. Os resultados apontam para a importância da existência de um espaço de compartilhamento entre os adolescentes para que ocorram as trocas de experiências e conhecimentos, o que vem oportunizar o estabelecimento de uma rede de cuidados. Este é um passo fundamental para o fortalecimento de laços, bem como para uma maior elucidação dos aspectos educativos e profiláticos envolvidos na jornada de autocuidado.

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Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

DE FREITAS, A. R.; DE ARAGÃO, A. B.; QUEIROZ, E. de O. .; MELO, L. Q.; GALVÃO, R. F.; OLIVEIRA DE AMORIM, B. M. . DIABETES MELLITUS NA ADOLESCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA PANDEMIA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/180. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Saúde