DIABETES MELLITUS NA ADOLESCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Resumo
O Diabetes Mellitus é um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente de etiologia multifatorial, sendo dividido basicamente em DM tipo 1 ou tipo 2. No Brasil, o diabetes atinge mais de 15 milhões de pessoas apresentado-se como uma importante questão de saúde pública. Com o surgimento da pandemia de COVID-19, esse quadro se tornou mais complexo. Percebe-se, dessa forma, a necessidade de uma atuação conjunta com equipe multiprofissional, envolvendo ações educativas sobre a fisiologia, o tratamento e o manejo adequado do DM, aliadas à atenção aos aspectos psicológicos e emocionais. A Sociedade Brasileira de Diabetes assinala que a educação em diabetes é considerada como parte do próprio tratamento da doença. Nessa perspectiva, por meio da formação de um grupo on-line buscamos possibilitar um espaço de produção de diálogo, viabilizando ações na busca de cuidado, promoção de saúde e prevenção de agravos com adolescentes diabéticos com idades entre 14 à 18 anos. As intervenções foram pautadas nas metodologias ativas e participativas, utilizando-se das rodas de conversa e diversas dinâmicas, visando envolver e estimular os adolescentes para a produção de ações de cuidado com a saúde física e mental. Os resultados apontam para a importância da existência de um espaço de compartilhamento entre os adolescentes para que ocorram as trocas de experiências e conhecimentos, o que vem oportunizar o estabelecimento de uma rede de cuidados. Este é um passo fundamental para o fortalecimento de laços, bem como para uma maior elucidação dos aspectos educativos e profiláticos envolvidos na jornada de autocuidado.
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© 2022 Adilma Rodrigues de Freitas, Alisson Bandeira de Aragão, Emanuele de Oliveira Queiroz, Lucas Queiroga Melo, Rayanne Feitosa Galvão, Betânia Maria Oliveira de Amorim
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