INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PANDEMIA PARA OTIMIZAÇÃO DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO E DE COMPORTAMENTOS ALIMENTARES NA DIABETES MELITUS

Autores

  • Débora Gabryella Ivo da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Clara Julião do Carmo Universidade Federal de Campina Grande
  • Gessymara Cainã Sales da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Isabelle Maria de Souza Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Camila Carolina de Menezes Santos Bertozzo Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Diabetes, Pandemia, Instagram

Resumo

O projeto foi efetuado com a participação de alunos dos Cursos de Nutrição e Farmácia, do CES/UFCG, no município de Cuité-PB, envolvendo a comunidade não acadêmica e principalmente os pacientes com diabetes que manuseasse a rede social Instagram, abrangendo trezentos e setenta e três seguidores, com o objetivo de desenvolver práticas de educação em saúde, através dessa plataforma digital, apresentando propostas que pudessem contribuir para a otimização do tratamento farmacológico, bem como orientar sobre uma melhor alimentação e seus benefícios para os diabéticos durante a pandemia. Para tanto, percorremos às Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes. Durante o projeto foram desenvolvidas postagens interativas, tais quais, enquetes, publicações, vídeos, reels, indicações de filmes e elaboração de receitas, com o intuito de chamar a atenção desses pacientes, através de um material didático, contendo as informações sobre Diabetes Mellitus e sua relação com a COVID-19, orientações sobre o uso correto da insulina e dos medicamentos hipoglicemiantes e sobre alimentação saudável e a importância de mudanças dos comportamentos alimentares inadequados, todas essas postagens foram feitas utilizando ferramentas de design gráfico, para que os conteúdos se tornassem visualmente agradáveis. Na conclusão do projeto, se confirmou a importância dessas informações tão pertinentes para esses indivíduos pertencentes a comunidade local e não acadêmica, levando em consideração a informação e as estratégias para a promoção de saúde e prevenção de complicações do diabetes são fundamentais, pois promove grandes benefícios para a população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

IVO DA SILVA, D. G.; DO CARMO, A. C. J.; SALES DA SILVA, G. C.; DE SOUZA SILVA, I. M.; BERTOZZO, C. C. de M. S. INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PANDEMIA PARA OTIMIZAÇÃO DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO E DE COMPORTAMENTOS ALIMENTARES NA DIABETES MELITUS. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/184. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Saúde

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.