EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PANDEMIA: INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO E MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS ALIMENTARES EM PACIENTES DIABÉTICOS

Autores

  • Thalita Kenia da Silva Dantas UFCG
  • Deize Camila Dias Salustiano UFCG
  • Ianka de Araújo Souza Cavalcanti UFCG
  • Sofia da Rocha Estevam UFCG
  • Camila de Albuquerque Montenegro UFCG
  • Camila Carolina de Menezes Santos Bertozzo
Palavras-chave: Diabetes mellitus, COVID-19, Mídia digital.

Resumo

O projeto foi executado com a participação de alunos dos cursos de Farmácia e Nutrição, do CES/UFCG, com o objetivo de desenvolver práticas de educação em saúde sobre o Diabetes Mellitus (DM), por meio da ferramenta digital “Instagram”, apresentando propostas que pudessem contribuir para a otimização do tratamento farmacológico, bem como a mudança de comportamentos alimentares dos pacientes diabéticos durante a pandemia. O público-alvo foi composto por 334 seguidores, que acompanhavam nossas postagens e interagiam por meio das informações que eram publicadas rotineiramente. Tais postagens eram interativas, a fim de chamar a atenção desses seguidores, através de um material didático contendo diversas informações sobre DM e sua relação com a COVID-19, orientações sobre o uso correto da insulina e dos medicamentos hipoglicemiantes e sobre a importância de mudanças dos comportamentos alimentares, além de receitas que eram direcionadas para portadores de DM. A publicação mais relevante foi a que mostrava a classificação do DM, tendo 346 contas alcançadas e 33 ações executadas, entre encaminhamento e salvamento. Ao final do projeto, verificou-se a importância dessas informações veiculadas por esta ferramenta digital, tendo em vista o alcance tanto para pacientes diabéticos, como para seus cuidadores e o público em geral, levando em consideração que estratégias para a promoção de saúde e prevenção de complicações do DM são fundamentais, pois acarretam grandes benefícios para a população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

4 de julho de 2022

Como Citar

DA SILVA DANTAS, T. K. .; DIAS SALUSTIANO, D. C. .; DE ARAÚJO SOUZA CAVALCANTI, I. .; DA ROCHA ESTEVAM, S. .; DE ALBUQUERQUE MONTENEGRO, C. .; DE MENEZES SANTOS BERTOZZO, C. C. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PANDEMIA: INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO E MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS ALIMENTARES EM PACIENTES DIABÉTICOS. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/84. Acesso em: 17 maio. 2024.

Seção

Saúde