EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PANDEMIA: INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO E MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS ALIMENTARES EM PACIENTES DIABÉTICOS
Resumo
O projeto foi executado com a participação de alunos dos cursos de Farmácia e Nutrição, do CES/UFCG, com o objetivo de desenvolver práticas de educação em saúde sobre o Diabetes Mellitus (DM), por meio da ferramenta digital “Instagram”, apresentando propostas que pudessem contribuir para a otimização do tratamento farmacológico, bem como a mudança de comportamentos alimentares dos pacientes diabéticos durante a pandemia. O público-alvo foi composto por 334 seguidores, que acompanhavam nossas postagens e interagiam por meio das informações que eram publicadas rotineiramente. Tais postagens eram interativas, a fim de chamar a atenção desses seguidores, através de um material didático contendo diversas informações sobre DM e sua relação com a COVID-19, orientações sobre o uso correto da insulina e dos medicamentos hipoglicemiantes e sobre a importância de mudanças dos comportamentos alimentares, além de receitas que eram direcionadas para portadores de DM. A publicação mais relevante foi a que mostrava a classificação do DM, tendo 346 contas alcançadas e 33 ações executadas, entre encaminhamento e salvamento. Ao final do projeto, verificou-se a importância dessas informações veiculadas por esta ferramenta digital, tendo em vista o alcance tanto para pacientes diabéticos, como para seus cuidadores e o público em geral, levando em consideração que estratégias para a promoção de saúde e prevenção de complicações do DM são fundamentais, pois acarretam grandes benefícios para a população.
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© 2021 Thalita Kenia da Silva Dantas, Deize Camila Dias Salustiano, Ianka de Araújo Souza Cavalcanti, Sofia da Rocha Estevam, Camila de Albuquerque Montenegro, Camila Carolina de Menezes Santos Bertozzo
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