INCLUSÃO TECNOLÓGICA NA TERCEIRA IDADE: O IMPACTO DO LETRAMENTO DIGITAL

Autores

  • Nicole Brito Maracajá
  • Carlos Artur Santana Sales
  • Igor Samuel Menezes de Farias
  • Sarah Stella Borba Miguel
  • Aline Brito Maracajá
  • Ryan Vinnícius Tielles Almeida da Silva
  • Nicolas Wesley Correia
  • Débora Sabrina de Oliveira Pereira
  • Keila Queiroz e Silva

Palavras-chave:

Inclusão digital, Idosos, Letramento digital, Autonomia

Resumo

O Projeto de Letramento Digital, desenvolvido em parceria com a Universidade Aberta à Terceira Idade da UFCG (UATI), é uma iniciativa de extensão que busca promover a inclusão digital de idosos, capacitando-os no uso de tecnologias essenciais para o dia a dia. O principal objetivo é fornecer conhecimentos práticos sobre mídias sociais, aplicativos de mensagens, transações digitais e outras ferramentas que ampliam a interação dos participantes com o ambiente digital. Até o momento, o projeto já capacitou 18 idosos, proporcionando maior autonomia, acesso à informação e redução da exclusão digital. Além disso, a iniciativa reforça a importância de integrar a terceira idade ao mundo tecnológico de forma segura e acessível, garantindo que possam usufruir dos benefícios da conectividade com confiança e independência.

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Publicado

03-11-2025

Como Citar

NICOLE BRITO MARACAJÁ; CARLOS ARTUR SANTANA SALES; IGOR SAMUEL MENEZES DE FARIAS; SARAH STELLA BORBA MIGUEL; ALINE BRITO MARACAJÁ; RYAN VINNÍCIUS TIELLES ALMEIDA DA SILVA; NICOLAS WESLEY CORREIA; DÉBORA SABRINA DE OLIVEIRA PEREIRA; KEILA QUEIROZ E SILVA. INCLUSÃO TECNOLÓGICA NA TERCEIRA IDADE: O IMPACTO DO LETRAMENTO DIGITAL. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 1, 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/7056. Acesso em: 5 dez. 2025.

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