GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ESTRATÉGIA PARA DINAMIZAR O ENSINO REMOTO
Resumo
A pandemia causada pela COVID-19 aumentou a preocupação dos educadores e educadoras em relação ao fenômeno da evasão escolar. Infelizmente, esta situação costuma ser ainda mais contundente quando se trata do turno da noite, em que geralmente os estudantes encontram-se fora da faixa etária para a série cursada. Diante desta realidade, desenvolvemos uma Sequência Didática (SD), buscando abordar o conteúdo de ondas eletromagnéticas, através da utilização de uma atividade gamificada. O referido conteúdo foi trabalhado de forma contextualizada, objetivando evidenciar suas respectivas aplicações voltadas ao enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus. Estas estratégias didáticas almejavam promover a alfabetização científica, além de desenvolver um maior interesse dos discentes pela Física, com auxílio da gamificação. A SD foi totalmente desenvolvida de forma remota, na turma no 3 ano do Ensino Médio, turno da ⁰ noite, da Escola Cidadã Integral Maria de Lourdes Araújo, e executada em 4 aulas. Na última intervenção realizada na escola, foi aplicado um questionário, a partir do qual os estudantes avaliaram, sob diferentes perspectivas, a execução das atividades realizadas. Por meio das observações das interações e das respostas dos estudantes ao questionário aplicado, podemos afirmar que a SD desenvolvida foi bastante satisfatória, trazendo uma relevante contribuição para a formação científica dos discentes envolvidos.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Davi Lima de Medeiros, Filipe Vieira Tavares, Mirleide Dantas Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.