Formação inicial de professores de língua inglesa e letramento crítico: um diálogo desejável?

Auteurs

  • Jhuliane Evelyn da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Marco Antônio Margarido Costa Universidade de São Paulo
Mots-clés : Formação inicial de professores, Língua Inglesa, Letramento Crítico

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1444   Colocando a pós-modernidade como pano de fundo desta pesquisa, propomos demonstrar como alunos-professores em formação inicial do curso de Licenciatura em Letras – língua inglesa da Universidade Federal de Campina Grande se engajaram em atitudes críticas/práticas problematizadoras em situação de estudo. Para tanto, empreendemos uma investigação qualitativa, descritivo-analítica e utilizamos respostas a uma entrevista semiaberta e a uma narrativa que lidavam com o processo de formação docente e a relevância da língua inglesa para a prática desses futuros docentes. A análise utilizou as lentes do letramento crítico de viés pós-estruturalista (MENEZES DE SOUZA, 2011a, JORDÃO, 2014, PENNYCOOK, 2012) por ser uma abordagem que centraliza o questionamento, a produção de significação e a construção de conhecimentos situados e parece se alinhar criticamente ao que estamos entendendo enquanto demandas de um mundo pós-moderno (BAUMAN, 2007). Os dados gerados indicam que, em situação de estudo, os participantes manifestam criticidade principalmente a partir de falas que revelam questionamentos, desnaturalização e construção de entendimentos outros em um movimento formativo processual e não linear.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Jhuliane Evelyn da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil.

Marco Antônio Margarido Costa, Universidade de São Paulo

Doutor e mestre em Letras pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, Brasil. Professor Associado
da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campina Grande, Paraíba, Brasil

Publiée

octobre 10, 2023

Comment citer

SILVA, J. E. da .; COSTA, M. A. M. . Formação inicial de professores de língua inglesa e letramento crítico: um diálogo desejável?. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 3, p. Port. 36–64 / Eng. 37, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1426. Acesso em: 22 nov. 2024.

Rubrique

A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice