DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL

DISCUSSÕES SOBRE RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14037764
Palavras-chave: Formação docente, Prática reflexiva, Letramentos

Resumo

O presente artigo objetiva discutir o desenvolvimento do letramento acadêmico por meio da análise de relatórios de estágio produzidos em um curso de formação inicial de professores de espanhol. A metodologia utilizada é qualitativa-interpretativista, a partir de reflexões de nossas experiências em orientações de Estágios Obrigatórios e dos relatórios produzidos pelos graduandos do curso de Letras Português e Espanhol, na modalidade a distância, no período de 2010 a 2022. O referencial teórico baseia-se em estudos sobre letramento acadêmico, escrita reflexiva e formação docente. Street (2010) introduz letramentos como práticas sociais, fundamentais para entender variações contextuais. Lea e Street (1998) tratam da teoria e das aplicações do modelo de letramentos acadêmicos. Schön (2003) desenvolve o conceito de professor reflexivo e Silva (2014) analisa a escrita reflexiva em relatórios de estágio. Imbernón (2022) defende que o professor deve ter um papel mais ativo, em conjunto com a escola e a comunidade. Como resultados, as experiências na orientação e o material produzido indicam que os relatórios que contemplam partes reflexivas permitem que o graduando repense sobre o que foi vivenciado nos espaços educacionais, uso de estratégias didático-pedagógicas, elaboração de materiais, interações, podendo imprimir maior significado às ações docentes.

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Publicado em

4 de novembro de 2024

Como Citar

MIRANDA, A. K. P. de; GOMES, Álvaro J. dos S.; KANASHIRO, D. S. K. DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL: DISCUSSÕES SOBRE RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 4, p. 165–180, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14037764. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3037. Acesso em: 22 nov. 2024.

Seção

Fluxo contínuo