A (RES)CONSTRUÇÃO FEMININA NOS POEMAS DE ALICE RUIZ

POR UMA LITERATURA QUE TRANSITE (TAMBÉM) NAS ESCOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13561942
Palavras-chave: Alice Ruiz, Poesia, Mulher, Recepção, Formação do(a) jovem leitor(a)

Resumo

O fazer poético desempenha um papel fundamental no campo representativo, expressando situações históricas de um povo. Logo, a poesia não é apenas uma combinação hermética entre palavras, mas possibilita a apreensão das nuances políticas de uma época, legitimando lutas sociais e de gênero. Os textos literários de autoria feminina são espaços onde ecoa a voz da mulher, a qual ainda enfrenta muitas lutas para se reconhecer e se tornar conhecida no meio artístico e cultural. Este artigo tem como propositura apresentar a poesia de Alice Ruiz não somente pela linguagem; e sim por dispor de um espaço discursivo que expressa um conjunto de experiências humanas e ideológicas pertinentes à mulher. Compreendemos que o projeto estético da poeta contribui para a formação do(a) jovem leitor(a) quando oportunizado no espaço de mediação. Nesse contexto, Hegel (1980), Cohen (1974), Staiger (1975) e Spitzer (2003) proporcionam a percepção da linguagem poética de Alice Ruiz; da mesma forma, Foucault (2014), Showalter (1994) e Vianna (2004) propiciam a apreensão das camadas discursivas, as quais contemplam temas como corpo, amor e tempo. Consideramos relevante a recepção da poesia de Alice Ruiz no espaço escolar, uma vez que amplia a compreensão dos(as) estudantes sobre poder e gênero.

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Biografia do Autor

Aline Barbosa de Almeida Cechinel, UNESP

Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Educação Unesp/Presidente Prudente. Integrante do grupo de pesquisa “Formação de professores e as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário" (PROLELI).

Andréia de Oliveira Alencar Iguma , UNESP

Programa de Pós-Graduação em Educação (bolsista CNPq no estágio de Pós-doutoramento)

Faculdade de Educação.Unesp/Presidente Prudente. Vice-líder do Proleli.

Marivaldo Omena Batista , Secretaria de Educação - Sertânia (PE)

Integrante do grupo de pesquisa “Formação de professores e as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário" (PROLELI).

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Publicado em

30 de abril de 2024

Como Citar

ALMEIDA, A. .; OLIVEIRA-IGUMA, A. .; OMENA , M. . A (RES)CONSTRUÇÃO FEMININA NOS POEMAS DE ALICE RUIZ: POR UMA LITERATURA QUE TRANSITE (TAMBÉM) NAS ESCOLAS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 1, p. 69–80, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13561942. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2291. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Dossiê