LETRAMENTO CIENTÍFICO E ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8020918Resumen
Este número da Revista Leia Escola resulta das ações empreendidas no I Encontro - Letramento Científico na Educação Básica, evento acadêmico online, realizado em 27 de maio de 2022. Em relação ao alcance do objetivo proposto o evento foi profícuo, na medida em que propiciou a socialização da discussão sobre (1) ciência e divulgação científica e o papel desta de possibilitar a prática democrática de evidenciar conhecimento científico para o público não especializado, de forma ativa e participativa; (2) o trabalho com a divulgação científica em sala de aula de Língua Portuguesa, a partir da discussão sobre o papel da linguagem, em especial dos gêneros textuais, nessa tarefa. Entretanto, a pouca participação de professores da Educação Básica neste evento evidenciou o distanciamento, e por consequência, o desconhecimento do tema por parte desse público-alvo, tornando-se necessárias iniciativas com vista ao estreitamento da interlocução entre a instância formadora e a de ensino.
Descargas
Citas
CUNHA, R. B. O que significa alfabetização ou letramento para os pesquisadores da educação científica e qual o impacto desses conceitos no ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru (SP), v. 24, n. 1, p. 27-41, jan. 2018.
KLEIMAN, A. B. Introdução: o que é letramento. Modelos de letramento e as práticas de
alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (org.) Os significados do letramento: uma
nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995. p.15-61.
FARAH, Bárbara de Freitas Educação científica de professores de língua em formação inicial construída em relatórios de iniciação científica. Tese. Programa de Pós-graduação (Doutorado) em Ensino de Língua e Literatura, Universidade Federal do Tocantins – Câmpus de Araguaína, 2022.
MOTTA-ROTH, D. Letramento científico: sentidos e valores. Notas de Pesquisa , Santa
Maria (RS), v. 1, n. 0, p. 12-25, 2011
NORRIS, S. P.; PHILLIPS, L. M. How literacy in its fundamental sense is central to scientific literacy. Science Education, New York (NY), v. 87, n. 2, p. 224-240, mar. 2003.
REIS, Aylizara Pinheiro dos. Educação científica apreendida em tipologias de pesquisa sobre concordância verbal: cartografando percursos investigativos no ProfLetras. Tese 267 f. Curso de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (Doutorado) – Universidade Federal do Tocantins – Câmpus de Araguaína .2022.
SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social:
funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação , Rio de Janeiro (RJ), v. 12, n.36, 474-492, set./dez. 2007.
SILVA, W. R.; CORDEIRO, M. R.; FARAH, B. F.; MORAES, C. W. R.; SOUSA, D. L.;
SILVA, L. L. S.; MENDES, V. C. B. B. Ciência nas licenciaturas? Linguagem: Estudos e Pesquisas, Catalão (GO), v. 22, n. 1, p. 83-108, jan./jun. 2018.
SILVA. Jonathan Zotti da. Contribuições dos estudos brasileiros de letramento científico para as práticas de pesquisa na educação básica. Dissertação.171 f. Programa de Pós-Graduação. Instituto de Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Leia Escola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.