DA MINHA JANELA:

UM OLHAR PARA O LIVRO ILUSTRADO INFANTIL E SUA LEITURA

Autores/as

  • Fabíola Cordeiro de Vasconcelos Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Fabiana Ramos Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Palabras clave: Livro ilustrado infantil. Leitura. Formação leitora.

Resumen

Considerando a riqueza de possibilidades que apresenta a leitura da linguagem verbo-visual do livro ilustrado infantil, o estudo visa a analisar a obra premiada “Da minha janela”, de Otávio Júnior, com ilustrações de Vanina Starkoff, debruçando-se sobre os seus modos de articulação entre linguagem visual e linguagem escrita, os efeitos de sentido produzidos por tal articulação, bem como sobre suas potencialidades para contribuir para a formação leitora da criança. A análise, referenciada em autores como Linden (2011), Salisbury e Styles (2013), Nikolajeva e Scott (2011) e Ramos e Panozzo (2012), entre outros, aponta para a qualidade estética da obra, assentada na harmoniosa articulação das linguagens visual e verbal, que conduzem o leitor a uma visão poética e positiva das favelas cariocas, favorecendo a mudança de ponto de vista sobre tais espaços urbanos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

COELHO, Nelly N. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2003.FERREIRA, E. A. G. R. Por uma piscadela de olhos: poesia e imagem no livro infantil. In: AGUIAR, V. T. de; CECCANTINI, J. L. (Org.). Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 153- 190.

HUNT, P. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução Cid Knipel. ed. rev. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

LINDEN, S. V. der. Para ler o livro ilustrado. Tradução Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

NIKOLAJEVA, M., SCOTT, C. Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

OTÁVIO JÚNIOR. Da minha janela. Ilustrações Vanina Starkoff. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2019.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

RAMOS, Flávia Brochetto; Neiva Senaide Petry Panozzo. Leitura da literatura infantil como possibilidade de multiletramento. Linguagem & ensino. Pelotas, v.15. 39-63, jun/jun 2012.

SALISBURY, M.; STYLES, M. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. Tradução Marcos Capano. São Paulo: Rosari, 2013.

Publicado

noviembre 8, 2024

Cómo citar

VASCONCELOS, F. C. de .; RAMOS, F. . DA MINHA JANELA:: UM OLHAR PARA O LIVRO ILUSTRADO INFANTIL E SUA LEITURA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 1, p. 173–186, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4520. Acesso em: 27 dic. 2024.

Sección

Dossiê