PRÁTICAS DE RE/ESCRITA DE TEXTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

INTERVENÇÕES COM BILHETES NO PROCESSO DE RE/SIGNIFICAÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE BULLYING

Autores

  • Rita de Cássia Souto Maior Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-2613-8863
  • José Claudenelton Costa Universidade Federal de Alagoas
  • Lorena Araújo de Oliveira Borges Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Ensino de língua, Discurso, Escrita, Bilhete, Bullying

Resumo

Este trabalho tem o objetivo refletir sobre as práticas de escrita e propostas de reescrita de textos no ensino de Língua Portuguesa. Frisamos que se faz necessário pensarmos no ensino de uma linguagem situada (SOUTO MAIOR, 2018), lugar de constituição das relações sociais (BAKHTIN, 2003), em que os/as alunos/as se tornam sujeitos atuantes na sociedade. A partir dessa abordagem, desenvolvemos uma pesquisa interpretativista, situada no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), que buscou analisar a escrita da produção textual de uma aluna da turma do 9° ano de uma escola municipal da região metropolitana de Maceió/AL e as orientações dadas através de bilhetes pelo professor. No texto em questão, que tinha como foco os discursos sobre bullying, observamos a construção argumentativa e discursiva e os processos da responsabilidade pelo dizer, diante da temática abordada (BAKHTIN, 1997), numa perspectiva de ética do discurso (SOUTO MAIOR E LUZ, 2019). 

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Publicado em

6 de abril de 2024

Como Citar

MAIOR , R. de C. S. .; COSTA , J. C. .; BORGES , L. A. de O. . PRÁTICAS DE RE/ESCRITA DE TEXTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: INTERVENÇÕES COM BILHETES NO PROCESSO DE RE/SIGNIFICAÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE BULLYING. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 143–159, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2326. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Dossiê

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