TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA:

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOIS APLICATIVOS

Autores/as

  • Vera Aparecida Cordeiro Siqueira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Adriana Nascimento Bodolay Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Luciana Pereira Assis Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Palabras clave: Tecnologias digitais. Língua Portuguesa. Ensino de ortografia.

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados do uso da tecnologia como auxiliar do professor na sala de aula e facilitador do processo do ensino-aprendizagem da ortografia, no que se rrefer à memorização das palavras que possuem relação irregular entre grafema-fonema. O estudo foi feito no formato de censo, com 50 crianças de 8 anos, de uma escola pública, divididas em grupo teste e ggrup controle. Compararam-se os resultados obtidos entre dois aplicativos com a mesma finalidade, aplicando-se um pré-teste e um pós-teste. Notou-se que o aplicativo Grapphia contribuiu para melhoria damemorização das palavras, demonstrando que esse pode se tornar uma ferramenta pedagógica no ensino de ortografia.

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Publicado

noviembre 8, 2024

Cómo citar

SIQUEIRA, V. A. C. .; BODOLAY, A. N. .; ASSIS, L. P. . TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA:: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOIS APLICATIVOS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 3, p. 102–118, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3464. Acesso em: 22 nov. 2024.

Sección

Dossiê