TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA:

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOIS APLICATIVOS

Authors

  • Vera Aparecida Cordeiro Siqueira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Adriana Nascimento Bodolay Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Luciana Pereira Assis Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Keywords: Tecnologias digitais. Língua Portuguesa. Ensino de ortografia.

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados do uso da tecnologia como auxiliar do professor na sala de aula e facilitador do processo do ensino-aprendizagem da ortografia, no que se rrefer à memorização das palavras que possuem relação irregular entre grafema-fonema. O estudo foi feito no formato de censo, com 50 crianças de 8 anos, de uma escola pública, divididas em grupo teste e ggrup controle. Compararam-se os resultados obtidos entre dois aplicativos com a mesma finalidade, aplicando-se um pré-teste e um pós-teste. Notou-se que o aplicativo Grapphia contribuiu para melhoria damemorização das palavras, demonstrando que esse pode se tornar uma ferramenta pedagógica no ensino de ortografia.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALVARENGA, D. Análise das variações ortográficas. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, ano 1, v 2, p. 25-34, mar./abr. 1995.

AUTOR Y. 2017.

BARBOSA, P. M. F.; BERNARDES, N. G. B.; MISORELLI, M. I.; CHIAPPETTA, A. L. de M. L. Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental. Revista CEFAC, v. 12, n. 4, p. 598-607, jul./ago. 2010. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v12n4/09.pdf.Acesso em: 9 de junho de 2018.

BELLONI, M. L. Educação a distância. 5. ed.Campinas: Autores Associados, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental - introdução. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e Lingüística. 10ª ed. São Paulo: Scipione, 2005.

DEMO, P.. Os desafios da linguagem do século XXI para o aprendizado na escola. Palestra, Faculdade OPET, junho 2008. Disponível em < https://caldeiraodeideias.wordpress.com/2009/08/05/pedro-demo-aborda-os-desafios-da-linguagem-no-seculoxxi/#:~:text=O%20tema%20de%20sua%20palestra,para%20a%20aprendizagem%20na%20escola%E2%80%9D.&text=Algumas%20crian%C3%A7as%20t%C3%AAm%20acesso%20%C3%A0,que%20aprendem%20melhor%20na%20internet.>. Acesso em 9 de junho de 2018.

GONÇALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. Campinas: Alínea, 2001.

LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. 17. ed. São Paulo: Ática, 2009.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MATTAR, J. Games e educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson, 2010.

MORAIS, A. G. de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.

MORAIS, A. G. de. A norma ortográfica do português: o que é? para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A., MORAIS; A. G.; MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

ROJO, R. Escola conectada: os multiletramentos e as TIDCs. São Paulo: Parábola, 2013.

AUTOR X, 2019.

TRIOLA, Mario F. Introdução à estatística: atualização da tecnologia. Rio de Janeiro: Ltc, 2013.

ZORZI, J. L. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita: questões clínicas e educacionais. PortoAlegre: Artmed, 2003

Published

November 8, 2024

How to Cite

SIQUEIRA, V. A. C. .; BODOLAY, A. N. .; ASSIS, L. P. . TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA:: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOIS APLICATIVOS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 3, p. 102–118, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3464. Acesso em: 22 nov. 2024.

Section

Dossiê