ANÁLISE LINGUÍSTICA E GRAMATICAL A PARTIR DA ORALIDADE: PROPOSTA LÚDICA PARA DESENVOLVER HABILIDADES DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM ESTUDANTES QUE NÃO APRESENTAM COMPETÊNCIA LEITORA ADEQUADA PARA A SÉRIE EM CURSO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14580157
Palabras clave: Baixa proficiência em leitura. Ensino de gramática. Jogos didáticos. Substantivo.

Resumen

A leitura é crucial para a formação educacional e a inclusão social. O Plano Nacional de Educação 2014-2024 visava alfabetizar todas as crianças até 3º ano do Ensino Fundamental e aumentar a taxa de alfabetização da população acima de 15 anos. Contudo, essas metas não foram alcançadas, especialmente após a pandemia de COVID-19, resultando em estudantes no segundo segmento do Ensino Fundamental sem habilidades leitoras adequadas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe um ensino de Língua Portuguesa baseado na perspectiva sociointeracionista da linguagem, enfatizando o uso de textos para desenvolver competências de leitura, escrita, oralidade e análise linguística. Nesse contexto, esta pesquisa-ação desenvolveu um recurso didático para a análise linguística e gramatical a partir da oralidade, utilizando abordagens lúdicas e multimodais. O jogo “Substantivo em Ação” visa atender estudantes com baixa proficiência leitora por meio de ilustrações e atividades práticas, tornando o aprendizado da categoria substantivo mais significativo e motivador. A pesquisa foi conduzida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS), destacando a necessidade de novas abordagens pedagógicas para enfrentar desafios educacionais contemporâneos.

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Biografía del autor/a

Darcy dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Professora de Língua Portuguesa na rede municipal de Laranjeiras/SE, graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe (2012), com especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis e mestra em Língua Portuguesa também pela Universidade Federal de Sergipe (2024).

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Publicado

diciembre 30, 2024

Cómo citar

SANTOS, D. dos. ANÁLISE LINGUÍSTICA E GRAMATICAL A PARTIR DA ORALIDADE: PROPOSTA LÚDICA PARA DESENVOLVER HABILIDADES DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM ESTUDANTES QUE NÃO APRESENTAM COMPETÊNCIA LEITORA ADEQUADA PARA A SÉRIE EM CURSO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 3, p. 208–226, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14580157. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3462. Acesso em: 8 ene. 2025.

Sección

Dossiê