PROFESSORES NA ERA DIGITAL:

ELABORAÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE APLICATIVOS MÓVEIS

Autores/as

  • Kadhiny Mendonça de Souza Policarpo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Gabriela Marçal Nunes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Juliana Cristina Faggion Bergmann Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Palabras clave: Era digital. Formação de professores. Aplicativos Móveis. Recursos didáticos

Resumen

A era digital tornou-se ponto central em muitas discussões, principalmente quando relacionado às questões de ensino-aprendizagem. Cada vez mais, professores e gestores demonstram verdadeiro interesse em inserir as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na escola e em suas práticas docentes. Entretanto, se deparam com diversas barreiras que impedem que a integração seja feita, como altas demandas de trabalho, impossibilitando que haja o contato e teste das novas ferramentas, o trabalho solitário, que impede o compartilhamento de experiências e, por fim, questões de infraestrutura. Devido a essas condições, desenvolveu-se um curso de formação continuada para professores cuja intenção foi levar a discussão sobre a era digital e o aluno do século XXI e, além disso, apresentar aplicativos móveis e suas potencialidades como possíveis recursos didáticos no ensino formal. Dessa maneira, o presente artigo tem por objetivo apresentar como se deu o desenvolvimento de um curso de formação para professores, desde sua elaboração até sua aplicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimento. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José (org.). Integração das tecnologias educacionais. Brasília: Mec/seed, 2005.

BACICH, Lilian. Formação continuada de professores para o uso de metodologias ativas. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 130-152.

BANNELL, Ralph Ings. et al. Educação no século XXI: cognição, tecnologias e aprendizagens. Petrópolis: Vozes. Rio de Janeiro: Editora PUC. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2016.

BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. (Ed.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

COUTO, Edvaldo Souza; SOUZA, Joana Dourado França de; NASCIMENTO, Sirlaine Pereira. GRINDR E SCRUFF: amor e sexo na cibercultura. In: RIBEIRO, José Carlos; BRAGA, Vitor; SOUSA, Paulo Victor (org.). Performances interacionais e interações sociotécnicas. Salvador: Edufba, 2015.

GARDNER, Howard; DAVIS, Katie. La generación APP: Cómo jovenes gestionan su identidad, su privacidad y su imaginación en el mundo digital. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Paidós, 2014. Tradução: Montserrat Asensio Fernández.

KARSENTI, Thierry; FIÉVEZ, Aurélien. The iPad at School: From Adoption to Innovation. Laval (québec): Éditions Grand Duc, 2014.

MENDONÇA, Helena Andrade. Construção de jogos e uso de realidade aumentada em espaços de criação digital na educação básica. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Cap. 6. p. 106-127.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 01-25.

NUNES, Gabriela Marçal, et al. Docência de Línguas Estrangeiras e os Desafios da Era Digital. In: OLIVEIRA, L. C. de; SANTURBANDO, A. P. F.; SANTOS, B. C. M. dos; FERREIRA, C. P.; SOARES, N. G. (Org.). Língua, Literatura, Tradução: pluralidades. 1ed. Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 17-26.

PÉREZ GÓMEZ, Ángel. Educação na Era Digital: a escola educativa. Tradução Marisa Guedes. Porto Alegre, Penso, 2015, 192 p

SANTAELLA, L. Desafios da ubiqüidade para a educação. Novas Mídias e o Ensino Superior, São Paulo, p 19-29, abr. 2013

SCHMIDT, Eric; COHEN, Jared. A nova era digital: como será o futuro das pessoas, das nações e dos negócios. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.

UNESCO, Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência, e a Cultura. Diretrizes de Políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel. França, 2013.

VEEN, Wim; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Trad. de Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2009. 141 p.

Publicado

noviembre 8, 2024

Cómo citar

POLICARPO, K. M. de S. .; NUNES, G. M. .; BERGMANN, J. C. F. . PROFESSORES NA ERA DIGITAL: : ELABORAÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE APLICATIVOS MÓVEIS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 3, p. 51–61, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3449. Acesso em: 22 nov. 2024.

Sección

Dossiê