PROFESSORES NA ERA DIGITAL:
ELABORAÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE APLICATIVOS MÓVEIS
Abstract
A era digital tornou-se ponto central em muitas discussões, principalmente quando relacionado às questões de ensino-aprendizagem. Cada vez mais, professores e gestores demonstram verdadeiro interesse em inserir as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na escola e em suas práticas docentes. Entretanto, se deparam com diversas barreiras que impedem que a integração seja feita, como altas demandas de trabalho, impossibilitando que haja o contato e teste das novas ferramentas, o trabalho solitário, que impede o compartilhamento de experiências e, por fim, questões de infraestrutura. Devido a essas condições, desenvolveu-se um curso de formação continuada para professores cuja intenção foi levar a discussão sobre a era digital e o aluno do século XXI e, além disso, apresentar aplicativos móveis e suas potencialidades como possíveis recursos didáticos no ensino formal. Dessa maneira, o presente artigo tem por objetivo apresentar como se deu o desenvolvimento de um curso de formação para professores, desde sua elaboração até sua aplicação.
Downloads
References
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimento. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José (org.). Integração das tecnologias educacionais. Brasília: Mec/seed, 2005.
BACICH, Lilian. Formação continuada de professores para o uso de metodologias ativas. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 130-152.
BANNELL, Ralph Ings. et al. Educação no século XXI: cognição, tecnologias e aprendizagens. Petrópolis: Vozes. Rio de Janeiro: Editora PUC. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2016.
BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. (Ed.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
COUTO, Edvaldo Souza; SOUZA, Joana Dourado França de; NASCIMENTO, Sirlaine Pereira. GRINDR E SCRUFF: amor e sexo na cibercultura. In: RIBEIRO, José Carlos; BRAGA, Vitor; SOUSA, Paulo Victor (org.). Performances interacionais e interações sociotécnicas. Salvador: Edufba, 2015.
GARDNER, Howard; DAVIS, Katie. La generación APP: Cómo jovenes gestionan su identidad, su privacidad y su imaginación en el mundo digital. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Paidós, 2014. Tradução: Montserrat Asensio Fernández.
KARSENTI, Thierry; FIÉVEZ, Aurélien. The iPad at School: From Adoption to Innovation. Laval (québec): Éditions Grand Duc, 2014.
MENDONÇA, Helena Andrade. Construção de jogos e uso de realidade aumentada em espaços de criação digital na educação básica. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Cap. 6. p. 106-127.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 01-25.
NUNES, Gabriela Marçal, et al. Docência de Línguas Estrangeiras e os Desafios da Era Digital. In: OLIVEIRA, L. C. de; SANTURBANDO, A. P. F.; SANTOS, B. C. M. dos; FERREIRA, C. P.; SOARES, N. G. (Org.). Língua, Literatura, Tradução: pluralidades. 1ed. Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 17-26.
PÉREZ GÓMEZ, Ángel. Educação na Era Digital: a escola educativa. Tradução Marisa Guedes. Porto Alegre, Penso, 2015, 192 p
SANTAELLA, L. Desafios da ubiqüidade para a educação. Novas Mídias e o Ensino Superior, São Paulo, p 19-29, abr. 2013
SCHMIDT, Eric; COHEN, Jared. A nova era digital: como será o futuro das pessoas, das nações e dos negócios. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.
UNESCO, Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência, e a Cultura. Diretrizes de Políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel. França, 2013.
VEEN, Wim; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Trad. de Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2009. 141 p.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.