JOGOS EM CENA
Resumen
Qualquer que seja o ponto de vista adotado, o que emerge destas vozes são características do trabalho com o uso dos jogos naquilo que nos permite inscrevê-lo no âmbito do que se tem vindo a chamar a pedagogia dos multiletramentos (Multiliteracies Pedagogy), por meio da qual o New London Group aspirava a construir melhores aprendizagens para melhores futuros. Nas salas de aula aqui configuradas, implícita ou explicitamente, podemos encontrar os traços da “aprendizagem situada”, ou seja, a construção de conhecimento em contextos de vida reais, de forma partilhada e colaborativa, em comunidades de aprendizagem; marcas de “aprendizagem explícita”, pela qual os alunos adquirem metalinguagem e desenvolvem consciência e controle de conceitos, regras e procedimentos; evidências também de “enquadramento crítico” e de “prática transformada”, ou seja, de produção de novos significados, resultantes do conhecimento construído de forma refletida, significados esses (re)interpretados à luz dos contextos e motivações histórico sociais em que ocorrem.
Descargas
Citas
KAPP, Karl. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.
ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras/ um guia completo do conceito
Huizinga, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980, p.147.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Leia Escola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.