JOGOS EM CENA

Autores/as

  • Angela Paiva Dionisio Universidade Federal de Pernambuco
  • Tatyana Mabel Nobre Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palabras clave: Ludicidade, jogos, letramento, ética

Resumen

Qualquer que seja o ponto de vista adotado, o que emerge destas vozes são características do trabalho com o uso dos jogos naquilo que nos permite inscrevê-lo no âmbito do que se tem vindo a chamar a pedagogia dos multiletramentos (Multiliteracies Pedagogy), por meio da qual o New London Group aspirava a construir melhores aprendizagens para melhores futuros. Nas salas de aula aqui configuradas, implícita ou explicitamente, podemos encontrar os traços da “aprendizagem situada”, ou seja, a construção de conhecimento em contextos de vida reais, de forma partilhada e colaborativa, em comunidades de aprendizagem; marcas de “aprendizagem explícita”, pela qual os alunos adquirem metalinguagem e desenvolvem consciência e controle de conceitos, regras e procedimentos; evidências também de “enquadramento crítico” e de “prática transformada”, ou seja, de produção de novos significados, resultantes do conhecimento construído de forma refletida, significados esses (re)interpretados à luz dos contextos e motivações histórico sociais em que ocorrem.

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Citas

KAPP, Karl. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.

ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras/ um guia completo do conceito

Huizinga, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980, p.147.

Publicado

abril 20, 2020

Cómo citar

DIONISIO, A. P. .; BARBOSA, T. M. N. . JOGOS EM CENA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 240–266, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2630. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Entrevista

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