ANÁLISE LINGUÍSTICA MEDIADA POR JOGOS

Autores/as

Palabras clave: gramática, texto, material pedagógico

Resumen

Este artigo apresenta uma experiência pedagógica sobre uma prática escolar de análise linguística mediada por jogos analógicos e digitais, produzidos para aulas de Português como língua materna, por uma professora de um curso de formação de técnicos de informática. A experiência foi desenvolvida para minimizar alguns problemas linguísticos identificados na escrita discente e para desenvolver o conhecimento gramatical explícito dos alunos. A estratégia pedagógica diferenciada despertou o interesse dos alunos para o estudo da língua materna e, conforme entendimento da professora, o conhecimento explícito de aspectos sintáticos e semânticos da língua materna pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio abstrato discente, o que é demandado em outros componentes curriculares, quando os alunos estudam algumas linguagens de programação de sistemas para computadores

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Publicado

mayo 20, 2020

Cómo citar

PEREIRA, K. A. C. .; SILVA, W. R. .; ALVES, J. R. M. . ANÁLISE LINGUÍSTICA MEDIADA POR JOGOS . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 26–40, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2413. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Dossiê