ANÁLISE LINGUÍSTICA MEDIADA POR JOGOS

Autores

Palavras-chave: gramática, texto, material pedagógico

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência pedagógica sobre uma prática escolar de análise linguística mediada por jogos analógicos e digitais, produzidos para aulas de Português como língua materna, por uma professora de um curso de formação de técnicos de informática. A experiência foi desenvolvida para minimizar alguns problemas linguísticos identificados na escrita discente e para desenvolver o conhecimento gramatical explícito dos alunos. A estratégia pedagógica diferenciada despertou o interesse dos alunos para o estudo da língua materna e, conforme entendimento da professora, o conhecimento explícito de aspectos sintáticos e semânticos da língua materna pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio abstrato discente, o que é demandado em outros componentes curriculares, quando os alunos estudam algumas linguagens de programação de sistemas para computadores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALCÂNTARA, E.F.S.(Org) Inovação e renovação acadêmica: guia prático de metodologias ativas. Volta Redonda, FERP,2020, p. 99-101.

BACICH,L.;NETO TANZI, A; TREVISANI, F.M.(Org.). Ensino Híbrido: personalização e Tecnologia na educação.In: BACICH, L; NETO TANZI, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino Híbrido: personalização e Tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 47-65.

BAGNO, M. Os objetos do ensino de língua na escola: uma mudança de foco. In: COELHO, L. M. (Org.). Língua materna nas séries iniciais do Ensino Fundamental: de concepções e de suas práticas. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 157-171.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1999.

FRANCHI, C. Criatividade e Gramática. In: POSSENTI,S. (Org.). Mas o que é mesmo “gramática?”. São Paulo: Parábola Editorial,2006.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 11 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1977.

LIMA, L. H. F.; MORA, F. R. O professor no ensino híbrido. In: BACICH,L; NETO TANZI, A.; TREVISANI, F. M. (Org.).Ensino Híbrido: personalização e Tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 89-102.

MORAN,J. metodologia ativas para uma aprendizagem mais profundas. In: BACICH, L.; MORAN,J.(Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática.Porto Alegre: Penso, 2018, p. 1-25.

MORAN,J. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH,L.; NETO TANZI, A.; TREVISANI, F.M.(Org.).Ensino Híbrido: personalização e Tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso,2015, p. 28-45.

MARTIN,J.R; ROTHERY, J.The Ontogenesis of Written Genre.In: ZHENHUA, W. (Ed.). Language in Education: Collected Works of J.R. Martin, Volume 7. Shanghai: Shanghai Jiao Tong University Press, 2012. p. 08-59.

SILVA, W. R. Considerações sobre contexto de cultura na Linguística Sistêmico-Funcional. In: XVII Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina – ALFAL. João Pessoa: Idéia, 2014. p. 1991-2003.

_____. Educação científica como abordagem pedagógica e investigativa de resistência. Palmas: Universidade Federal do Tocantins, 2020.

_____. Educação científica como estratégia pedagógica para formação de professoras. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos. Juiz de Fora: UFJF, v.23, n. 2, p. 144-161, 2019.

Downloads

Publicado em

20 de maio de 2020

Como Citar

PEREIRA, K. A. C. .; SILVA, W. R. .; ALVES, J. R. M. . ANÁLISE LINGUÍSTICA MEDIADA POR JOGOS . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 26–40, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2413. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Dossiê