REVISITANDO LÍDERES NEGROS NA LITERATURA JUVENIL AFRO-BRASILEIRA

PALMARES DE ZUMBI (2019) DE LEONARDO CHALUB

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13602175
Palabras clave: Literatura Juvenil afro-brasileira, Líderes negros, Figuras Heroicas, Revisitação histórica

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar o livro de Leonardo Chalub, Palmares de Zumbi, publicado em 2019. Considerando o crescimento de publicações e estudos voltados às tendências contemporâneas que dialogam com os marcadores sociais da diferença, destacados pela Base Nacional Comum Curricular (2019), –  os estudos sobre gênero, questões étnico-raciais, inclusão social das pessoas com deficiência, entre outros temas transversais –  o foco dessa análise é pensar na reescrita da história desse líder negro destinada aos leitores jovens. O estudo crítico ancora-se em trabalhos que evidenciam a relevância da literatura afro-brasileira para crianças e jovens, como Cavalleiro (2001), Machado (2011), Debus (2018), Godoy (2023), e sobre o romance histórico contemporâneo, conforme Esteves (2010), entre outros estudos críticos e teóricos. Espera-se que este trabalho, a partir da representação literária em questão, contribua para a reflexão da necessidade de resgatar o passado, evidenciando a proficuidade do questionamento dos marcadores sociais da diferença, em especial as questões étnico-raciais, para,  enfim, promover a compreensão das relações sociais e das desigualdades, além da ressignificação daquilo que foi colocado à margem e a importância da representação positiva da imagem negra em sala de aula, sobretudo de figuras heroicas.

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Biografía del autor/a

Maria Carolina Godoy, Universidade Estadual de Londrina

Bolsista produtividade 2 do CNPq

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Publicado

abril 30, 2024

Cómo citar

CANASSA, L.; GODOY, M. C. . REVISITANDO LÍDERES NEGROS NA LITERATURA JUVENIL AFRO-BRASILEIRA: PALMARES DE ZUMBI (2019) DE LEONARDO CHALUB. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 1, p. 140–154, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13602175. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2274. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Dossiê