REVISITANDO LÍDERES NEGROS NA LITERATURA JUVENIL AFRO-BRASILEIRA
PALMARES DE ZUMBI (2019) DE LEONARDO CHALUB
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13602175Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar o livro de Leonardo Chalub, Palmares de Zumbi, publicado em 2019. Considerando o crescimento de publicações e estudos voltados às tendências contemporâneas que dialogam com os marcadores sociais da diferença, destacados pela Base Nacional Comum Curricular (2019), – os estudos sobre gênero, questões étnico-raciais, inclusão social das pessoas com deficiência, entre outros temas transversais – o foco dessa análise é pensar na reescrita da história desse líder negro destinada aos leitores jovens. O estudo crítico ancora-se em trabalhos que evidenciam a relevância da literatura afro-brasileira para crianças e jovens, como Cavalleiro (2001), Machado (2011), Debus (2018), Godoy (2023), e sobre o romance histórico contemporâneo, conforme Esteves (2010), entre outros estudos críticos e teóricos. Espera-se que este trabalho, a partir da representação literária em questão, contribua para a reflexão da necessidade de resgatar o passado, evidenciando a proficuidade do questionamento dos marcadores sociais da diferença, em especial as questões étnico-raciais, para, enfim, promover a compreensão das relações sociais e das desigualdades, além da ressignificação daquilo que foi colocado à margem e a importância da representação positiva da imagem negra em sala de aula, sobretudo de figuras heroicas.
Downloads
References
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1994.
ALVES, Elizandra Fernandes; SILVESTRE, Nelci Alves Coelho. A perda da identidade cultural em Wedding at the Cross, de Ngugi Wa Thiong’o. Revista Terra Roxa e outras terras (Revista de Estudos Literários). Londrina. v. 33, p. 07-18, nov., 2017. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/30932> Acesso em: <02 de março de 2024>
ANDRADE, Carlos Drummond. Literatura infantil. In: Confissões de Minas. Literatura – Obra Completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964.
AZEVEDO, Amailton Magno; SILVA, Sheila Alice Gomes. “Era Uma Vez...”: O negro no imaginário encantado. SANKOFA - Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana/Núcleo de Estudos de África, Colonialidade e Cultura Política – Número XIV, Ano VII, Dezembro. São Paulo, NEACP, 2014.
BRASIL. Presidência da República. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 10 de fevereiro de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Proposta de Práticas de Implementação.[S. l.: s. n.],2019a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf.Acesso em: 10 de fev. de 2023.
CADEMARTORI, Ligia. O que é literatura infantil. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010.
CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e anti-racismo na educação. São Paulo: Selo Negro, 2001.
CHALUB, Leonardo. Palmares de Zumbi. São Paulo: Nemo, 2021.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. 5. ed. Barueri: Manole, 2010.
DEBUS, Eliane. Tendências da literatura infantil brasileira contemporaneíssima. In: BRANDILEONE, Ana Paula Franco Nobile; OLIVERIA, Vanderléia da Silva. (Org.). Literatura na escola: contextos e práticas em sala de aula. Campinas: Pontes Editora, 2018. p. 95-112.
DUARTE, Eduardo de Assis. “Por um conceito de literatura afro-brasileira”. In: DUARTE, Eduardo de Assis e FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: UFMG, 2011. v.4, p. 375-403.
ESTEVES, Antônio. O romance histórico brasileiro contemporâneo (1975-2000). São Paulo: Edunesp, 2010.
GODOY, Maria Carolina de. Imagens e palavras na literatura infantil e juvenil afro-brasileira: desconstruindo preconceitos. Revista Letrônica. PUC-RS. v.16, n.1, p. 1-10, jan.-dez 2023.
GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura juvenil: adolescência, cultura e formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2011.
Grupo Autêntica; 24 de nov. 2021; https://grupoautentica.com.br/blog/post/7-perguntas-para-leonardo-chalub-autor-de-dandara-e-a-falange-feminina-de-palmares/1178; Acesso em: 05 de agosto de 2023.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: uma nova outra história. Curitiba: PUCPRESS, 2017.
LULA, Júlia Barreto; BISPO, Marcos. Relações étnico-raciais e ensino: identidades, pesquisa pedagógica e desenvolvimento profissional. In: SOUZA, Ana Lucia Silva; OLIVEIRA, Daniele de; PEREIRA, Julio Neves. Cotidiano escolar: teoria e prática no ProfLetras. Salvador: EDUFBA, 2020. p. 59-80.
MACHADO, Leda Maria de Souza. Zumbi: herói ou vilão? In: Relações étnicorraciais na escola: desafios teóricos e práticas pedagógicas após a Lei 10.639. Rio de Janeiro, 2011. p.198-210
MARIN, Richard. Zumbi dos Palmares: um novo Tiradentes? Clio – Revista de Pesquisa Histórica, v. 20, n.1, p. 233-247, jan-dez, 2002.
QUEIROZ, NASCIMENTO, BRITO. Os desafios da aprendizagem da leitura nos anos iniciais. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/39399/2404730/QUEIROZ%3B+NASCIMENTO%3B+BRITO+-+2016.1.pdf/d9a58992-bf65-4b8f-8ece-dfef84eff89f. Acesso em: 05 de agosto de 2023.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins et al. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro
infantil e juvenil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 17-47.
TANAJURA, Louise Conceição Pereira; SOUZA, Ana Lúcia Silva. “Por que um projeto de letramento literário negro?”. In: SOUZA, Ana Lucia Silva; OLIVEIRA, Daniele de; PEREIRA, Julio Neves. Cotidiano escolar: teoria e prática no ProfLetras. Salvador: EDUFBA, 2020. p. 41-58.
TURCHI, Maria Zaíra. O estatuto da arte na literatura infantil e juvenil. In: SILVA, Vera Maria Tietzmann; TURCHI, Maria Zaíra (Org.). Literatura infantojuvenil: leituras críticas. Goiânia: UFG, 2002. p. 23-31.
ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Um Brasil para crianças: para conhecer a literatura infantil brasileira: histórias, autores e textos. 3. ed. São Paulo: Global, 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.