REVISITANDO LÍDERES NEGROS NA LITERATURA JUVENIL AFRO-BRASILEIRA

PALMARES DE ZUMBI (2019) DE LEONARDO CHALUB

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13602175
Keywords: Literatura Juvenil afro-brasileira, Líderes negros, Figuras Heroicas, Revisitação histórica

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar o livro de Leonardo Chalub, Palmares de Zumbi, publicado em 2019. Considerando o crescimento de publicações e estudos voltados às tendências contemporâneas que dialogam com os marcadores sociais da diferença, destacados pela Base Nacional Comum Curricular (2019), –  os estudos sobre gênero, questões étnico-raciais, inclusão social das pessoas com deficiência, entre outros temas transversais –  o foco dessa análise é pensar na reescrita da história desse líder negro destinada aos leitores jovens. O estudo crítico ancora-se em trabalhos que evidenciam a relevância da literatura afro-brasileira para crianças e jovens, como Cavalleiro (2001), Machado (2011), Debus (2018), Godoy (2023), e sobre o romance histórico contemporâneo, conforme Esteves (2010), entre outros estudos críticos e teóricos. Espera-se que este trabalho, a partir da representação literária em questão, contribua para a reflexão da necessidade de resgatar o passado, evidenciando a proficuidade do questionamento dos marcadores sociais da diferença, em especial as questões étnico-raciais, para,  enfim, promover a compreensão das relações sociais e das desigualdades, além da ressignificação daquilo que foi colocado à margem e a importância da representação positiva da imagem negra em sala de aula, sobretudo de figuras heroicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Carolina Godoy, Universidade Estadual de Londrina

Bolsista produtividade 2 do CNPq

References

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1994.

ALVES, Elizandra Fernandes; SILVESTRE, Nelci Alves Coelho. A perda da identidade cultural em Wedding at the Cross, de Ngugi Wa Thiong’o. Revista Terra Roxa e outras terras (Revista de Estudos Literários). Londrina. v. 33, p. 07-18, nov., 2017. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/30932> Acesso em: <02 de março de 2024>

ANDRADE, Carlos Drummond. Literatura infantil. In: Confissões de Minas. Literatura – Obra Completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964.

AZEVEDO, Amailton Magno; SILVA, Sheila Alice Gomes. “Era Uma Vez...”: O negro no imaginário encantado. SANKOFA - Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana/Núcleo de Estudos de África, Colonialidade e Cultura Política – Número XIV, Ano VII, Dezembro. São Paulo, NEACP, 2014.

BRASIL. Presidência da República. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 10 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Proposta de Práticas de Implementação.[S. l.: s. n.],2019a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf.Acesso em: 10 de fev. de 2023.

CADEMARTORI, Ligia. O que é literatura infantil. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010.

CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e anti-racismo na educação. São Paulo: Selo Negro, 2001.

CHALUB, Leonardo. Palmares de Zumbi. São Paulo: Nemo, 2021.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. 5. ed. Barueri: Manole, 2010.

DEBUS, Eliane. Tendências da literatura infantil brasileira contemporaneíssima. In: BRANDILEONE, Ana Paula Franco Nobile; OLIVERIA, Vanderléia da Silva. (Org.). Literatura na escola: contextos e práticas em sala de aula. Campinas: Pontes Editora, 2018. p. 95-112.

DUARTE, Eduardo de Assis. “Por um conceito de literatura afro-brasileira”. In: DUARTE, Eduardo de Assis e FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: UFMG, 2011. v.4, p. 375-403.

ESTEVES, Antônio. O romance histórico brasileiro contemporâneo (1975-2000). São Paulo: Edunesp, 2010.

GODOY, Maria Carolina de. Imagens e palavras na literatura infantil e juvenil afro-brasileira: desconstruindo preconceitos. Revista Letrônica. PUC-RS. v.16, n.1, p. 1-10, jan.-dez 2023.

GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura juvenil: adolescência, cultura e formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2011.

Grupo Autêntica; 24 de nov. 2021; https://grupoautentica.com.br/blog/post/7-perguntas-para-leonardo-chalub-autor-de-dandara-e-a-falange-feminina-de-palmares/1178; Acesso em: 05 de agosto de 2023.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: uma nova outra história. Curitiba: PUCPRESS, 2017.

LULA, Júlia Barreto; BISPO, Marcos. Relações étnico-raciais e ensino: identidades, pesquisa pedagógica e desenvolvimento profissional. In: SOUZA, Ana Lucia Silva; OLIVEIRA, Daniele de; PEREIRA, Julio Neves. Cotidiano escolar: teoria e prática no ProfLetras. Salvador: EDUFBA, 2020. p. 59-80.

MACHADO, Leda Maria de Souza. Zumbi: herói ou vilão? In: Relações étnicorraciais na escola: desafios teóricos e práticas pedagógicas após a Lei 10.639. Rio de Janeiro, 2011. p.198-210

MARIN, Richard. Zumbi dos Palmares: um novo Tiradentes? Clio – Revista de Pesquisa Histórica, v. 20, n.1, p. 233-247, jan-dez, 2002.

QUEIROZ, NASCIMENTO, BRITO. Os desafios da aprendizagem da leitura nos anos iniciais. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/39399/2404730/QUEIROZ%3B+NASCIMENTO%3B+BRITO+-+2016.1.pdf/d9a58992-bf65-4b8f-8ece-dfef84eff89f. Acesso em: 05 de agosto de 2023.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins et al. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro

infantil e juvenil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 17-47.

TANAJURA, Louise Conceição Pereira; SOUZA, Ana Lúcia Silva. “Por que um projeto de letramento literário negro?”. In: SOUZA, Ana Lucia Silva; OLIVEIRA, Daniele de; PEREIRA, Julio Neves. Cotidiano escolar: teoria e prática no ProfLetras. Salvador: EDUFBA, 2020. p. 41-58.

TURCHI, Maria Zaíra. O estatuto da arte na literatura infantil e juvenil. In: SILVA, Vera Maria Tietzmann; TURCHI, Maria Zaíra (Org.). Literatura infantojuvenil: leituras críticas. Goiânia: UFG, 2002. p. 23-31.

ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Um Brasil para crianças: para conhecer a literatura infantil brasileira: histórias, autores e textos. 3. ed. São Paulo: Global, 1988.

Published

April 30, 2024

How to Cite

CANASSA, L.; GODOY, M. C. . REVISITANDO LÍDERES NEGROS NA LITERATURA JUVENIL AFRO-BRASILEIRA: PALMARES DE ZUMBI (2019) DE LEONARDO CHALUB. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 1, p. 140–154, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13602175. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2274. Acesso em: 21 nov. 2024.

Section

Dossiê