LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO E ENSINO DE LITERATURA NO CONTEXTO DA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10530750Resumen
O artigo apresenta dados de pesquisa que objetivou analisar a presença de textos literários em livros didáticos de Língua Portuguesa e de Linguagens e suas tecnologias aprovados a partir do PNLD 2021. A análise proposta teve como objetivo observar as obras literárias presentes nesse material e as propostas de leitura para elas apresentadas. Neste artigo, são apresentados, entretanto, apenas os dados relativos à qualidade da seleção de textos. A proposta de trabalho se justifica em função de tais materiais se constituírem nos primeiros exemplares de livros didáticos produzidos a partir da introdução da nova Base Nacional Comum Curricular, aprovada em 2018, e que, a partir de 2022, foi contemplada nos materiais didáticos destinados aos alunos do Ensino Médio brasileiro. Trata-se de pesquisa documental, ou seja, pesquisa que teve como objeto de investigação um conjunto de textos caracterizados como materiais didáticos. Foram analisadas cinco livros didáticos de Língua Portuguesa (volumes únicos) e cinco coleções de livros didáticos da área de Linguagens e suas tecnologias (cada qual com 6 volumes), totalizando 40 livros. O corpus foi analisado a partir de dois aspectos: i) presença de gêneros literários; ii) inserção histórica e estética dos textos literários.
Descargas
Citas
ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela et al. Linguagens e suas tecnologias. O mundo é feito de linguagens: leitura, discurso e corpo em movimento. São Paulo: Moderna, 2020.
ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela et al. Linguagens e suas tecnologias. A linguagem expressa transformações: literatura, cinema, música e esporte. São Paulo: Moderna, 2020.
ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela et al. Linguagens e suas tecnologias. Entre a tradição e a modernidade: arte popular, literatura e preconceito linguístico. São Paulo: Moderna, 2020.
ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela et al. Linguagens e suas tecnologias. Cotidiano e diversidade: linguagens, arte e corpo em ação. São Paulo: Moderna, 2020.
ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela et al. Linguagens e suas tecnologias. Linguagem e comportamento: estilos literários, variação linguística, consumo e contracultura. São Paulo: Moderna, 2020.
ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela et al. Linguagens e suas tecnologias. O corpo se expressa: ação, drama e a força das palavras. São Paulo: Moderna, 2020.
BARROS, Fernanda Pinheiro; MARIZ, Luciana et al. Estações: rotas da cidadania. São Paulo: Ática, 2020.
BARROS, Fernanda Pinheiro; MARIZ, Luciana et al. Estações: rotas da ciência e tecnologia. São Paulo: Ática, 2020.
BARROS, Fernanda Pinheiro; MARIZ, Luciana et al. Estações: rotas do trabalho. São Paulo: Ática, 2020.
BARROS, Fernanda Pinheiro; MARIZ, Luciana et al. Estações: rotas da cultura. São Paulo: Ática, 2020.
BARROS, Fernanda Pinheiro; MARIZ, Luciana et al. Estações: rotas da sustentabilidade. São Paulo: Ática, 2020.
BARROS, Fernanda Pinheiro; MARIZ, Luciana et al. Estações: rotas do bem estar. São Paulo: Ática, 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Histórico da BNCC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico#:~:text=Acesse%20a%20Resolu%C3%A7%C3%A3o%3A-Acesse%20aqui.,ministro%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%2C%20Mendon%C3%A7a%20Filho. Acesso em: 08/12/2021.
BRASIL. Diário Oficial da União. Decreto n. 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=70011-decreto-9099-de-18-julho-2017-pdf&category_slug=agosto-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 de novembro de 2021.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Programas – PNBE- Dados estatísticos, s/d. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/biblioteca-da-escola/biblioteca-da-escola-dados-estatisticos. s/d. Acesso em 23/05/2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Edital n. 003/2019 – CGPLI. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e recursos digitais para o programa nacional do livro e do material didático – PNLD 2021. Brasília, 07 de abril de 2021(a).
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar. Resumo Técnico: censo da Educação Básica 2018. Brasília (DF), 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Portal Programa Nacional do Livro e do material Didático. s/d. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld. Acesso em 22 de junho de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 58. Divulga o resultado prévio da avaliação pedagógica das obras didáticas inscritas e validadas no âmbito do Edital de Convocação CGPLI nº 3/2019 - PNLD 2021 - Objeto 2 - Obras Didáticas por Áreas do Conhecimento e Obras Didáticas Específicas. Brasília, 07 de abril de 2021 (b).
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, dezembro de 2018.
CAMPOS, Maria Teresa Arruda; ODA, Lucas Sanches et al. Multiversos. Linguagens: diversidade – lugares, falas e culturas. São Paulo, FTD, 2020.
CAMPOS, Maria Teresa Arruda; ODA, Lucas Sanches et al. Multiversos. Linguagens: identidades. São Paulo, FTD, 2020.
CAMPOS, Maria Teresa Arruda; ODA, Lucas Sanches et al. Multiversos. Linguagens: cidade em pauta. São Paulo, FTD, 2020.
CAMPOS, Maria Teresa Arruda; ODA, Lucas Sanches et al. Multiversos. Linguagens: natureza em pauta. São Paulo, FTD, 2020.
CAMPOS, Maria Teresa Arruda; ODA, Lucas Sanches et al. Multiversos. Linguagens: no mundo do trabalho. São Paulo, FTD, 2020.
CAMPOS, Maria Teresa Arruda; ODA, Lucas Sanches et al. Multiversos. Linguagens: no mundo dos afetos. São Paulo, FTD, 2020.
CANDIDO, Antonio. A literatura e formação do homem. Ciência e Cultura. São Paulo, V24, n.9, pp.803-809, 1972.
CHARTIER, R. Comunidades de leitores. IN:_____. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XVI e XVIII. Brasília: Editora da UNB,1999, pp. 11-31.
GRABOWSKI, Gabriel. A desconstrução do futuro: juventudes, reforma do Ensino Médio e retrocessos das políticas educacionais. Porto Alegre: Carta Editora, 2019.
MELO FILHO, Celso de.; RODRIGUES, Gerson et al. Práticas de linguagem: ciência, arte e tecnologia. São Paulo: Scipione, 2020.
MELO FILHO, Celso de.; RODRIGUES, Gerson et al. Práticas de linguagem: corpo, arte e cultura. São Paulo: Scipione, 2020.
MELO FILHO, Celso de.; RODRIGUES, Gerson et al. Práticas de linguagem: múltiplas vozes. São Paulo: Scipione, 2020.
MELO FILHO, Celso de.; RODRIGUES, Gerson et al. Práticas de linguagem: mundo do trabalho. São Paulo: Scipione, 2020.
MELO FILHO, Celso de.; RODRIGUES, Gerson et al. Práticas de linguagem: perspectivas multiculturais. São Paulo: Scipione, 2020.
MELO FILHO, Celso de.; RODRIGUES, Gerson et al. Práticas de linguagem: projetos de vida e sociedade. São Paulo: Scipione, 2020.
ORMUNDO, Wilton; SINISCALCHI, Cristiane et al. Se liga nas linguagens: experimenta enxergar. São Paulo: Moderna, 2020.
ORMUNDO, Wilton; SINISCALCHI, Cristiane et al. Se liga nas linguagens: experimenta pertencer. São Paulo: Moderna, 2020.
ORMUNDO, Wilton; SINISCALCHI, Cristiane et al. Se liga nas linguagens: experimenta se situar. São Paulo: Moderna, 2020.
ORMUNDO, Wilton; SINISCALCHI, Cristiane et al. Se liga nas linguagens: experimenta compartilhar. São Paulo: Moderna, 2020.
ORMUNDO, Wilton; SINISCALCHI, Cristiane et al. Se liga nas linguagens: experimenta atuar. São Paulo: Moderna, 2020.
ORMUNDO, Wilton; SINISCALCHI, Cristiane et al. Se liga nas linguagens: experimenta dialogar. São Paulo: Moderna, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Leia Escola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.