A FORMAÇÃO DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:

TRAÇOS HISTÓRICOS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10443668
Palabras clave: Formação docente, Diretrizes Curriculares, Educação básica, Socialização profissional, Identidade Profissional

Resumen

Este artigo aborda reflexões sobre a formação docente diante da realidade brasileira contemporânea a partir das principais transformações que ocorreram no contexto histórico-educacional brasileiro. Optamos pela pesquisa qualitativa em educação, com levantamento bibliográfico e documental. Este estudo objetiva problematizar a docência e a formação inicial e continuada de professores no cenário da educação brasileira. As discussões apontam para as implicações do alinhamento das escolas e da formação docente às atuais Diretrizes Nacionais Curriculares de Formação de Professores com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), resoluções CNE/CP nº 02/2019 e CNE/CP nº 1/2020, e a importância de uma formação continuada com base na realidade escolar de modo a pensar a formação docente, como elemento na constituição da identidade profissional numa dimensão humana central.

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Biografía del autor/a

Josiléia Curty de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduada em Letras e Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre. Atualmente, ocupa o cargo de Secretário Executivo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Campus de Alegre. Tem experiência na área de Letras, Educação e Gestão Pública. Desenvolve estudos que inter-relacionam formação de professores, educação do campo, culturas e línguas.

Erineu Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutor na Erziehungswissenschaftliche Fakultät da Universtät-Siegen na Alemanha (UNISIEGEN - 2011). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio - 2002). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG - 1996). Licenciado em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS - 1984). Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), vinculado ao Departamento de Linguagens, Culturas e Educação do Centro (DLCE/CE/UFES. É membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES).

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Publicado

diciembre 31, 2023

Cómo citar

OLIVEIRA, J. C. de; FOERSTE, E. A FORMAÇÃO DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:: TRAÇOS HISTÓRICOS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 06–24, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10443668. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2103. Acesso em: 22 jul. 2024.

Sección

Dossiê