O HISTEL, SEUS PESQUISADORES, SUAS BASES E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO
UMA ENTREVISTA COM JOAQUIM DOLZ, AUREA ZAVAM E VALÉRIA GOMES
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10329212Resumen
Foram entrevistados e responderam, coletivamente, os pesquisadores Joaquim Dolz (Universidade de Genebra), Aurea Zavam (Universidade Federal do Ceará) e Valéria Gomes (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Com o objetivo de apresentar o grupo Historicidade do Texto e Ensino de Língua (HISTEL), bem como ampliar as reflexões sobre as relações entre as Tradições Discursivas e o Interacionismo Sociodiscursivo, esta entrevista foi realizada com os líderes do referido grupo de pesquisa, brevemente apresentados a seguir: Joaquim Dolz foi professor de ensino de línguas e formação de professores na Universidade de Genebra (Suíça). Dentre os projetos por ele desenvolvidos, destacam-se estudos sobre engenharia didática, modelagem didática dos gêneros textuais e o ensino da produção oral e escrita. Aurea Zavam é professora da Unidade de Prática de Ensino da Universidade Federal do Ceará (UFC). Seus estudos, principalmente, sobre tradições discursivas; análise de gêneros; leitura, escrita, análise linguística e ensino; formação de professores. Valéria Gomes é professora de Linguística na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Dentre as áreas que pesquisa, destacam-se a Linguística de Texto, a Linguística Aplicada, a Linguística Sócio-histórica e as Tradições Discursivas.
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