MODOS DE CONTAR

A POÉTICA VERBO-VISUAL DE CAROL FERNANDES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11266907
Palabras clave: Autoria feminina. Literatura infantil. Livro ilustrado. Projeto gráfico. Carol Fernandes.

Resumen

Na literatura infantil contemporânea, a autoria feminina vem ocupando cada vez mais espaço. Essa produção é caracterizada pelos criativos projetos gráficos, nos quais chamam a atenção as ilustrações e a representação de diversidades de corpos, de mundos, de culturas. Neste artigo apresentamos uma análise de dois livros ilustrados da autora mineira Carol Fernandes: Se eu fosse uma casa (2020) e Fevereiro (2023). Buscamos identificar a presença de um estilo próprio nas ilustrações e analisar a relação entre texto escrito e imagem por meio do projeto gráfico. Como fundamentação teórica, utilizamos os estudos sobre ilustração de livros infantis de Nikolajeva e Scott (2011), Oliveira (2008), Moraes (2008), Linden (2011) e Ramos (2013). Nossa análise utiliza a metodologia de Pinheiro (2018), que considera os elementos do projeto gráfico-editorial do livro para analisar a narrativa. Nas obras selecionadas, alguns elementos em comum foram observados: nas ilustrações, a presença de corpos roliços e negros, assim como a presença de peixes; no texto escrito, a narrativa em versos, em construções poéticas abertas a interpretações, com suas construções metafóricas e metonímicas que convidam o leitor a uma participação ativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jamile Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

 

 

Citas

Referências

ALMEIDA, Renato. Literatura Infantil. In: COUTINHO, Afrânio (Dir.). A literatura no Brasil, vol. 6. Rio de Janeiro/Niterói: José Olympio e EDUFF, 1986.

COELHO, Nelly. Panorama Histórico da Literatura Infantil/juvenil, 4.ed. São Paulo: Amarilys, 1991.

FERNANDES, Carol. Se eu fosse uma casa. Belo Horizonte: Tuya, 2020.

FERNANDES, Carol. Fevereiro. São Paulo: Caixote, 2023.

GUIMARÃES, Roberta Sampaio. Patrimônios e conflitos de um afoxé na reurbanização da região portuária carioca. In Mana 22(2), p. 311-340, 2016.

LIMA, Graça. A ilustração no Brasil. In: OLIVEIRA, Rui de (Org.). A arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Editora Salto para o Futuro, 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012187.pdf Acesso em: 18 de outubro de 2023.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MORAES, Odilon. O projeto gráfico do livro infantil e juvenil. In OLIVEIRA, Ieda de. (Org.) O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

MORAES, Odilon. O contraponto na criação de livros ilustrados: a dupla orientação em Rosa e Olavo. PINHEIRO, Marta Passos e TOLENTINO, Jéssica M. Andrade (Orgs.) Literatura infantil e juvenil: campo, materialidade e produção. Belo Horizonte: Contafios; Moinhos, 2019.

MUÑOZ, Manuel Peña. Historia de la literatura infantil em América Latina. Colômbia: Fundación SM, 2009.

NIKOLAJEVA, Maria e SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

OLIVEIRA, Rui de. Pelos jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livos para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

PAULINO, Graça. Cem anos de poesia nas escolas brasileiras. In SERRA, Elizabeth D'Angelo (Org.) 30 anos de literatura para crianças e jovens: algumas leituras. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras; Associação de Leitura do Brasil, 1998.

PINHEIRO, Marta Passos. O diálogo entre texto escrito, ilustração e projeto gráfico em livros de literatura infantil premiados. In OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva de; MOREIRA, Wagner. (Orgs.) Edição e crítica. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2018.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SALISBURY, Martin e STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.

Publicado

diciembre 20, 2023

Cómo citar

PASSOS PINHEIRO, M.; SOUZA, J.; BARROS, L. MODOS DE CONTAR: A POÉTICA VERBO-VISUAL DE CAROL FERNANDES. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 3, p. 55–69, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.11266907. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/1937. Acesso em: 24 nov. 2024.

Sección

Dossiê