AULA DE INGLÊS COM O LIVRO ILUSTRADO "PIGGYBOOK"
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14173497Abstract
Neste trabalho, temos como objetivo de pesquisa apresentar propostas de atividades de leitura para aulas de língua inglesa com base no livro ilustrado Piggybook, de Anthony Browne, um clássico da literatura infantil. Utilizamos como principal aporte teórico-metodológico a perspectiva dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin e seu círculo, tendo em vista que nesse viés é possível explicar os elementos que constituem a narrativa, isto é, o verbal e o visual articulados numa expressão material estruturada. O trabalho se configura como um estudo de natureza descritivo-interpretativo que segue abordagem qualitativa. Por meio deste, será possível aos estudantes refletirem sobre estereótipos de gênero na família, realizar a leitura completa do livro e, ter contato com conteúdos curriculares sugeridos para o ensino de língua inglesa. As questões apresentadas em propostas de atividades de leitura poderão ser implementadas e adaptadas de acordo com as necessidades do contexto de uso.
Downloads
References
BAKHTIN, M. / VOLOCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud; Yara Frateschi Vieira. 10.ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólvoka Américo. São Paulo: Editora 34, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: área de linguagens. 3ª versão revista. Brasília: MEC, 2018.
BROWNE, A. Piggybook. Londres: Walker Books,1986.
FRENCH, R. Reflection Literacy: purpose, practice and possibilities. In: Language, Context and Text. 2019, p. 260 - 287.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. Fourth Edition. New York, Routledge, 2014.
JOOSEN, V. ‘‘‘Look more closely,’ said mum’’: mothers in Anthony Browne’s picture books. In: Children’s Literature in Education. 2015, p. 145–159.
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2019.
PAINTER, C.; MARTIN, J. R.; UNSWORTH, L. Reading visual narratives: image analysis of children´s picture books. UK/USA: Equinox Publishing, 2013.
ROJO, R. Letramentos contemporâneos e a arquitetônica Bakhtiniana. In: DELTA, 33.4, 2017. p. 1271-1289.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola editorial, 2015.
SERAFINI, Frank. Reading the visual: an introduction to teaching multimodal literacy. New York: Teachers College Press, 2014.
VOLÓCHINOV, V. A construção da enunciação. In: VOLÓCHINOV, V. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013, p. 157-188.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.