PRÁTICAS DE LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM UMA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DIALÓGICA

Authors

  • Meire Celedonio da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Rosilene Batista Sales Universidade Estadual do Ceará
Keywords: Letramento Racial Crítico. Literatura. Pedagogia dialógica.

Abstract

Neste artigo, apresentamos os dados de uma pesquisa realizada no contexto da Educação Profissional, principalmente em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio Integrado (EMI) em Informática, do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na disciplina de Língua Portuguesa III. Temos como objetivo refletir sobre a
ampliação do Letramento Racial Crítico mediado pela literatura em sala de aula. Para isso, partimos de uma perspectiva sociointeracionista da linguagem (BRONCKART, 2012) em articulação com a perspectiva freireana de pedagogia dialógica (2001, 1996) e do Letramento Racial Crítico (FERREIRA, 2001) para a
análise dos dados gerados em uma intervenção didática. Os instrumentos para geração de dados foram um questionário sobre as práticas de leitura dos estudantes e os diários produzidos a partir de obras da literatura africana, afrodescendentes e afro-brasileira lidas por eles. Os resultados apontam para os desafios na consolidação do Letramento Racial Crítico, assim como para as potencialidades de um trabalho dialógico com vistas à ampliação desse letramento no contexto escolar.

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Published

April 30, 2022

How to Cite

SILVA, M. C. da; SALES, R. B. . PRÁTICAS DE LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM UMA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DIALÓGICA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 1, p. 72–92, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4832. Acesso em: 9 jan. 2025.

Section

Dossiê