QUANDO EU ERA PEQUENA, DE ADÉLIA PRADO E ELISABETH TEIXEIRA
escrita de si, ilustrações e infância
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11277049Resumo
Adélia Prado é reconhecida no campo literário enquanto escritora de poemas. Contudo, há também sua produção de literatura infantojuvenil. Na obra Quando eu era pequena (2006), Prado revela sua infância por meio da personagem Carmela. Dessa forma, o presente artigo objetiva compreender como se dá a construção dessa autobiografia; tecer um breve retrato das relações entre o público infantil, a autora e as ilustrações; analisar a presença das ilustrações da obra em questão. Portanto, tornou-se necessário trilhar pela metodologia de cunho qualitativo e bibliográfico, bem como criar categorias de análise que abordassem as principais temáticas do texto. Tendo isso em vista, a base teórica conta com autores como: Figueiredo (2013), Sagae (2008), Camboim (1998), entre outros teóricos relevantes para o recorte da pesquisa. Desse modo, o presente trabalho se destaca ao debruçar-se sobre uma vertente de Adélia Prado que ainda é escassa de estudos no universo acadêmico, assim como analisa o trabalho artístico da ilustradora Elisabeth Teixeira.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Cristina. Chega de literatura para crianças. Continente. Disponível em: https://revistacontinente.com.br/secoes/arquivo/chega-de-literatura-para-criancas. Acesso em: 8 de ago. 2023.
CAMBOIM, J. Afonso. O texto e as ilustrações. Cerrados, Brasília, nº7, 1998.
FIGUEIREDO, Eurídice. Autoficção feminina: a mulher nua diante do espelho. Revista criação & crítica, n. 4, p. 91-102, 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/46790. Acesso em: 7 de ago. 2023.
FIGUEIREDO, Eurídice. Mulheres ao espelho: autobiografia, ficção, autoficção. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
FREITAS, Emanuele; ALVES, Márcio. Uma análise semiótica das ilustrações das capas de O Pequeno príncipe, de Antoine de SAINT-Exupéry. V Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG - III Salão de Extensão. Caxias do Sul, outubro, p. 885-893. Disponível em: file:///C:/Users/ingri/Downloads/2718-Texto%20do%20artigo-8625-1-10-20171023.pdf. Acesso em: 6 ago. 2020.
LÔBO, Danilo. O inter-relacionamento entre textos e ilustrações nos livros de literatura infanto-juvenil. Itinerários, Araraquara, n.14, p.81-90, 1999. Disponível em https://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&as_sdt=0%2C5&q=L%C3%94BO%2C+Danilo.+O+interrelacionamento+entre+textos+e+ilustra%C3%A7%C3%B5es+&btnG= . Acesso em: 30 mar. 2020.
PRADO, Adélia. Quando eu era pequena. Rio de Janeiro: Galerinha Record, 2019.
RAMOS, Flávia Brocchetto; NUNES, Marília Forgearini. Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura. Educar em Revista, p. 251-263, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/HFVJT5gN4Nfx7PqjfRY9CrR/. Acesso em: 7 de ago. 2023.
SAGAE, Pedro Luís Campos. Imagens e enigmas na literatura para crianças. 2008. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-12112009-154853/en.php. Acesso em: 8 de ago. 2023.
Significado do nome Carmela. Dicionário de Nomes Próprios: significado dos nomes. Disponível em: https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/carmela/#:~:text=Carmela%3A. Acesso em: 8 de ago. 2023.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.