A DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS ORAIS NO ENSINO DE LÍNGUA(GENS)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14580079Abstract
O estudo investigou como os gêneros orais são trabalhados no ensino de Língua Portuguesa e como são apresentados nos materiais didáticos adotados pelas escolas públicas da Paraíba, a fim de refletir a relevância de sua didatização nas aulas de língua(gens), buscando levar os discentes à compreensão das suas características e funções sociais. Para tanto, objetivou demonstrar a oralidade como parte integrante do funcionamento da língua(gem) e do ensino, enquanto elemento indispensável e constituinte de cidadãos capazes de expressar-se adequadamente em qualquer situação comunicativa. O estudo se fundamentou em documentos oficiais (Brasil, 1998; 2018) e em pesquisadores como Marcuschi (2005; 2007; 2010), Antunes (2003), entre outros. Pautado em uma abordagem qualitativa, analisou um corpus constituído através da observação de aulas, da aplicação de questionário e dos livros didáticos utilizados pelos colaboradores da pesquisa. O trabalho viabilizou a abertura de um espaço para discutir a didatização dos gêneros orais, bem como sua ausência na escola, o que denuncia uma formação e um agir docente deficitários. Os resultados demonstraram que os livros didáticos examinados apresentam uma abordagem superficial, e os professores, indícios de uma formação inicial limitada, fato que dificulta a realização de um trabalho com gêneros orais mais elaborado.
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