A DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS ORAIS NO ENSINO DE LÍNGUA(GENS)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14580079
Palabras clave: Ensino de língua(gens). Didatização. Gêneros orais.

Resumen

O estudo investigou como os gêneros orais são trabalhados no ensino de Língua Portuguesa e como são apresentados nos materiais didáticos adotados pelas escolas públicas da Paraíba, a fim de refletir a relevância de sua didatização nas aulas de língua(gens), buscando levar os discentes à compreensão das suas características e funções sociais. Para tanto, objetivou demonstrar a oralidade como parte integrante do funcionamento da língua(gem) e do ensino, enquanto elemento indispensável e constituinte de cidadãos capazes de expressar-se adequadamente em qualquer situação comunicativa. O estudo se fundamentou em documentos oficiais (Brasil, 1998; 2018) e em pesquisadores como Marcuschi (2005; 2007; 2010), Antunes (2003), entre outros. Pautado em uma abordagem qualitativa, analisou um corpus constituído através da observação de aulas, da aplicação de questionário e dos livros didáticos utilizados pelos colaboradores da pesquisa. O trabalho viabilizou a abertura de um espaço para discutir a didatização dos gêneros orais, bem como sua ausência na escola, o que denuncia uma formação e um agir docente deficitários. Os resultados demonstraram que os livros didáticos examinados apresentam uma abordagem superficial, e os professores, indícios de uma formação inicial limitada, fato que dificulta a realização de um trabalho com gêneros orais mais elaborado.

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Biografía del autor/a

Cátia Jaqueline de Lima, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Letras Português pela Faculdade de Linguística, Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba. Membro do grupo de pesquisa Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO - CNPq - UEPB).

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Linguística.  Professor da Faculdade de Linguística, Letras e Artes e dos Programas de Pós-Graduação em Formação de Professores e Literatura e Interculturalidades da Universidade Estadual da Paraíba.  Líder do grupo de pesquisa - Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPQ-UEPB).

Citas

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Publicado

diciembre 30, 2024

Cómo citar

DE LIMA, C. J.; PEREIRA RODRIGUES, L. A DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS ORAIS NO ENSINO DE LÍNGUA(GENS). Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 3, p. 44–66, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14580079. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3633. Acesso em: 8 ene. 2025.

Sección

Dossiê

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