GUIA DIDÁTICO PARA A PRODUÇÃO DE RESENHAS CRÍTICAS EM CURSOS DE LETRAS ESPANHOL NA MODALIDADE EAD

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14037639
Keywords: Resenha C´ritica, Escrita acadêmica, EAD

Abstract

Considerando a necessidade da prática de escrita acadêmica para o desenvolvimento da autoria de estudantes universitários, temos como objetivo central, no presente artigo, apresentar um guia didático para a produção de resenhas críticas no contexto do curso de Letras – Espanhol na modalidade EAD. Produzimos tal guia didático, pensando a elaboração da resenha crítica em quatro etapas, a saber: (1) introdução, (2) desenvolvimento, (3) análise crítica e (4) conclusão, sendo cada etapa supervisionada e revisada pelo/a professor/a da disciplina em colaboração com o/a tutor/a através dos recursos de feedback e comentários disponíveis na plataforma Moodle. Para tanto, tomamos como aporte teórico principal as considerações dos estudos desenvolvidos por: Carvalho (2020), Coscarelli (2016), Motta-Roth e Hendges (2010) e Ribeiro (2018). Como resultados, destacamos que a partir dessa proposta é possível exercitar: a. a habilidade de revisão para a elaboração de textos acadêmicos; b. o avanço linguístico, sobretudo, do léxico acadêmico-científico e dos usos formais da gramática para a produção escrita em Língua Espanhola; c. o letramento científico direcionado à escrita de gêneros mais elaborados, como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Isabela Cristina Tavares da Silva, Universidade Estadual da Paraíba



References

ABED. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2020. Curitiba: InterSaberes, 2022.

ABED. Censo ead.br: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2022. Curitiba: InterSaberes, 2024.

BRASIL. Decreto n° 5800, de 8 de junho de 2006. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm . Acesso em: 18 maio 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP n° 4, de 29 de maio de 2024. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=258171-rcp004-24&category_slug=junho-2024&Itemid=30192 . Acesso em: 24 maio 2024.

CARVALHO, T.L. COSTA JÚNIOR, J.V.L. Ensino de espanhol no Brasil: histórias de resistências. Campinas: Mercado de Letras, 2022.

CARVALHO, T.L. Propuestas de actividades y procedimientos metodológicos practicados en la enseñanza de la escritura en ELE en la EAD. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 27, p. 516-536, 2020.

COSCARELLI, C.V. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

INEP. Ensino a distância cresce 474% em uma década (2022). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ensino-a-distancia-cresce-474-em-uma-decada . Acesso em: 05 junho 2024.

MACHADO, A.R. (org.). Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

MARCUSCHI, L.A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G.R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

MUÑOLZ-BASOLS, J.; GUTIÉRREZ, M.F. Oportunidades de la inteligencia artificial (IA) en la enseñanza y el aprendizaje de lenguas. In: MUÑOZ-BASOLS, J.; GUTIÉRREZ, M.F.; CEREZO, L. La enseñanza de español mediada por tecnología: de la justicia social a la inteligencia artificial. Nova York: Routledge, 2024.

OLIVEIRA, A.P.; CAVALCANTE, I.F.; GONÇALVES, R.S. O processo de evasão (ou desistência) no curso de Licenciatura em Letras Espanhol ofertado pelo Campus EAD-IFRN: causas possíveis. In: SIED: EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, São Carlos, 2012.

RADE, L. Y. V.; ALCÍVAR, M.V.; GANGOTENA, M. W. T. La plataforma Moodle como ambiente de aprendizaje de estudiantes universitarios. Revista Publicando, v. 8, n. 31, 61-70, 2021.

RIBEIRO, A.E. Escrever hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

RIBEIRO, A.E. Leitura, escrita e tecnologia: questões, relações e provocações. In: COSCARELLI, C.V. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.

ZANATTA, F.; KELLER, G.A.; FUCHS, J.T. Desafios do ensino da escrita acadêmica: uma proposta de abordagem do gênero resenha em contexto de educação a distância. Revista Signos, Lajeado, ano 42, n. 1, p. 314-334, 2021.

Published

November 4, 2024

How to Cite

SILVA, I. C. T. da. GUIA DIDÁTICO PARA A PRODUÇÃO DE RESENHAS CRÍTICAS EM CURSOS DE LETRAS ESPANHOL NA MODALIDADE EAD. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 4, p. 112–131, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14037639. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3208. Acesso em: 24 nov. 2024.

Section

Fluxo contínuo