CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA COM FOCO NO TEXTO LITERÁRIO
Abstract
Apresentamos uma reflexão sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa, com foco na compreensão de textos literários. Nosso objetivo é mostrar o papel da leitura na escola e o espaço da linguística aplicada na sala de aula de leitura de gêneros literários. Apresentamos resultados de uma pesquisa-ação e de uma pesquisa teórica e propositiva, desenvolvidas em duas escolas públicas do município de Fortaleza/CE. Em uma pesquisa tivemos contos escritos e na outra contos infantis e canções em formato ou traços de cordel. Utilizamos os dados obtidos em um questionário aplicado sobre as representações de leitura dos professores de língua portuguesa, de alunos, da diretora da escola pesquisada, da bibliotecária e da coordenadora pedagógica; e, mostramos articulações possíveis a partir da Linguística Aplicada em sala de aula de leitura. Constatamos a necessidade de investimento na biblioteca e em projetos que envolvam práticas diversas de leitura.
Downloads
References
ABREU, M. Cultura Letrada, literatura e leitura. São Paulo. . Editora UNESP. 2004
BANDEIRA, E. F. Aprendizagem de língua materna: o gênero conto no desenvolvimento de capacidades para a leitura. Fortaleza, 2018. 202f. (Dissertação) (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. 16.ed. Paz e Terra, Rio de Janeiro. 2002.
BAGNO, M. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo. Editora Loyola 1999.
BORTONI-RICARDO, S, M. [et al], (orgs.). Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola, 2004.
BRAGGIO, S. L. B. Leitura e alfabetização: da concepção mecanicista à sociopsicolinguística. Porto Alegre, Artes Médicas, 1992.
BRASIL. Lei n 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 12 jan. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Portuguesa – 3º. e 4º. Ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998. 164
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Orientações Curriculares Para o Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas tecnologias.Vol.1. Brasília: MEC/SEB, 2006.
BRONCKART, J-P. Atividades de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo sociodiscursivo. Trad. de A. R. M. e P. C. . 2. ed. São Paulo. EDUC. 1999.
CICUREL F. Les interactions dans l´enseignement des langues: agir professoral et pratiques de classe, Paris. Didier. 2011.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução Rojo, R.; Cordeiro, S. G. Campinas. Mercado de Letras, 2004, p. 95-128.
FREITAS, R.E.C. Práticas de letramento literário a partir do gênero cordel. 121 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
KLEIMAN, Â. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Ângela B. (org.). Os Significados do Letramento: Uma nova perspectiva para a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
LEURQUIN, E. V. L. F. Contrato de Comunicação e Concepções de Leitura na Prática Pedagógica de Língua Portuguesa. Tese (Doutorado em Educação). Natal: PPGEDUFRN, 2001.
LEURQUIN, E. V. L. F. O espaço da leitura e da escrita em situação de ensino e aprendizagem de Português língua estrangeira. Pernambuco: Revista Eutomia, 2014. Disponível em: Acesso em: 02 set. 2016.
LEURQUIN, E. V. L. F e BOTELHO, J. L. Nível de Letramento de professores de língua portuguesa em formação e situação de interação através do gênero acadêmico relatório de estágio in Gênero, ensino e formação de professores. LEURQUIN, E. V. L. F, BEZERRA, J. R.M. e SOARES, M. E.(Org,). Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2011.
LEURQUIN, E. V. L. F, Gênero acadêmico relatório na formação inicial do professor de língua materna, in Gêneros textuais e formação inicial: uma homenagem à Malu Matêncio. BUENO L., LOPES, M- P.T. e CRISTOVÃO, V. L.L. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2013.
LEURQUIN, E. V. L. F e PEIXOTO, K. M.M. P. Revista SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 21, n. 43, p. 165-186, 2º sem. 2017
LEURQUIN, E. V. L. F. A interação didática na aula remota. SOUTO MAIOR. R. C. e BORGES. L.A.O. (Org.) In Estudos das práticas de linguagem em tempos da pandemia Maceió. Alagoas. ADUFAL. 2020.
LISPECTOR, C. Todos os contos: Clarice Lispector. Org. de Benjamin Moser. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.
MARINHO, A. C.; PINHEIRO, H. O cordel no cotidiano escolar. São Paulo: Cortex,
SOARES, M. B.. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.