A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14037530
Palavras-chave: Professores de Língua Portuguesa., Identidade, Narrativas Autobiográficas.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar como professores de Língua Portuguesa da Educação Básica constroem discursivamente seus projetos identitários relacionados à sua trajetória profissional, a partir de suas narrativas autobiográficas. A pesquisa se insere no âmbito da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006), articulando orientações teórico-metodológicas dos estudos discursivos (Pêcheux, 2019, 2014; Foucault, 2006, 1997) e também de teóricos das ciências sociais (Bauman, 2005, 2001; Candau, 2001; Hall, 2006; entre outros). Adota, ainda, uma perspectiva qualitativa interpretativista e toma como objeto analítico narrativas autobiográficas, compreendidas como práticas discursivas que constituem projetos identitários desses docentes. O estudo contou com a colaboração de professores egressos do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras/UFPB), que atuam como professores de língua portuguesa na rede pública de ensino. As narrativas autobiográficas analisadas indicam que a construção identitária dos professores dialoga com o processo contínuo de aprendizagem desses sujeitos. Esse processo de efeitos  identitários envolve a relação dos docentes consigo mesmos, com os conhecimentos inerentes à docência, com os sujeitos da comunidade escolar onde atuam e com o contexto social em que estão inseridos. 

 

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Publicado em

4 de novembro de 2024

Como Citar

SALES, L.; LEURQUIN, E. V. L. F. A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 4, p. 74–93, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14037530. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3455. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Fluxo contínuo