DESCOLONIZAR O OLHAR: O AMÁLGAMA ENTRE TEXTO, PROJETO GRÁFICO E ILUSTRAÇÃO NA OBRA DE ANABELLA LÓPEZ
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11276421Abstract
O propósito deste artigo é analisar parte da produção da ilustradora argentina Anabella López tendo como cerne os livros A força da Palmeira (2020) e Barbazul (2017). Por possuir um estilo bastante característico e por realizar aquilo que, neste trabalho, estamos chamando de descolonização visual, a ilustradora apresenta uma produção consistente que por meio das imagens acrescenta novas camadas de significação ao texto, além de propor uma expansão narrativa. Nesta discussão, perpassamos proposições como as múltiplas funções da mulher na feitura do livro e seu relacionamento com o universo literário de livros para a infância. Acionamos, dentre outras teorias, as obras de Linden (2011), Mendes (2016), Pinheiro (2018) e Ramos (2011). Percebemos que, por meio de uma descolonização visual, López alça as produções latinoamericanas a um lugar de destaque no cenário dos livros ilustrados, além de estabelecer-se como uma artista de múltiplas vocações.
Downloads
References
ALETRIA Editora. Sobre. 2020. Disponível em: <https://paineira.usp.br/festadolivro/?page_id=2375>. Acesso em 29 set. 2023.
BÂ, A. Hampaté. A tradição viva. In: KI-ZERBO, J. (ed.). História da África – Metodologia e pré-história da África. Vol. 1. 2ª ed. Brasília: UNESCO, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indoeuropeias ao Brasil contemporâneo. São Paulo: Ática, 19
CORRÊA, Hércules Toledo; PINHEIRO, Marta Passos; SOUZA, Renata Junqueira. A materialidade da literatura infantil contemporânea: projeto gráfico e paratextos. In: PINHEIRO, Marta Passos; TOLENTINO, Jéssica M. Andrade (Orgs.). Literatura infantil e juvenil: campo, materialidade e produção. Belo Horizonte: Editora Moinhos, 2019.
HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. Tradução de Maria da Penha Villalobos, Lólio Lourenço de Oliveira e Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: EDUSP, 2017.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
LINDOSO, Felipe. O Brasil pode ser um país de leitores? Política para cultura/política para o livro. São Paulo: Summus Editorial, 2004.
LOPÉZ, Anabella. A força da Palmeira. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2020.
LÓPEZ, Anabella. Barbazul. Belo Horizonte: Aletria, 2017.
MENDES, Cláudia. A descolonização das imagens: o livro ilustrado infantil no contexto brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro, 2016. Tese (Doutorado em Artes Visuais). Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.
PALLAS EDITORA. Belo Horizonte, 23 jan. 2020. Entrevista concedida à Vívian Stefanne Soares Silva.
PINHEIRO, Marta. O diálogo entre texto escrito, ilustração e projeto gráfico em livros de literatura infantil premiados. In: OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva de; MOREIRA, Wagner. (Orgs). Edição e Crítica. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2018.
RAFAEL, Fernanda Aparecida; MAIA, Denise Giarola. Leitura das ilustrações de “Barbazul” de Anabella López e os novos significados desse conto na contemporaneidade. In: Kiri-kerê: Pesquisa em ensino. Dossiê n° 8, ago. 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/37559/25518>. Acesso em 29 set. 2023.
RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
SILVA MENDES, N.; NUNES MAIA, F. Monteiro Lobato, Racismo e Literatura: narrativas de um eugenista. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 53–65, 2022. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/204. Acesso em: 25 set. 2023.
SILVA, Vívian. Nelson Mandela: o personagem negro em narrativas biográficas para as crianças. Belo Horizonte, 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens). Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.