LITERATURA NA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR

O CLÁSSICO E O CONTEMPORÂNEO NA SALA DE AULA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Transdisciplinaridade, Perfil leitor

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais abrangente, realizada em duas salas de aula de níveis diferentes – Ensino Fundamental e Ensino Médio –, de sistemas de ensino diversos, público e privado. O principal objetivo desse trabalho é explorar a natureza transdisciplinar da obra literária, observando como ela integra diferentes áreas do conhecimento. Com essa abordagem, analisamos dados coletados em duas salas de aula buscando analisar, tanto o perfil leitor dos alunos, como as consequências da implementação de um trabalho que privilegiou os aspectos intertextuais e transdisciplinares de duas obras literárias, sendo uma clássica e a outra contemporânea. Os livros escolhidos para serem experenciados com os alunos das duas salas de aula foram Dom Casmurro, de Machado de Assis e Ciumento de Carteirinha, de Moacyr Scliar. A coleta de dados foi realizada por intermédio da aplicação de um questionário, com questões abertas e fechadas, que permitiram identificar, além dos hábitos leitores dos alunos, aspectos relativos à recepção estética que fizeram da obra. Assim, evidenciamos a importância de que o trabalho pedagógico voltado para o ensino da Literatura seja realizado em uma perspectiva transdisciplinar, possibilitando que o processo de ensino aprendizagem passe a ser representativo de realidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Jesuino Francisco, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP - Presidente Prudente, graduada em Letras e Pedagogia, especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura para os anos iniciais. É integrante do grupo de pesquisa Proleli “Formação de Professores e as Práticas Educativas em Leitura, Literatura e Avaliação do Texto Literário” (CNPq), e professora da rede municipal de Ensino de Assis/SP. Suas investigações na área de Educação abordam os seguintes temas: leitura, literatura, formação de leitores, literatura infantil e alfabetização.

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Livre-docente em Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa, professora sênior no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em
Letras da Universidade Federal da Paraíba.  Tem pós-doutorados na área de Literatura e Ensino, é líder do grupo de pesquisa “Formação de Professores e as Práticas Educativas em Leitura, Literatura e Avaliação do Texto Literário” (CNPq). Suas investigações na área de Educação abrange os seguintes temas:
leitura, formação de leitores, literatura infantil, literatura e formação de professores, estratégias de leitura.Tem pós-doutorados na área de Literatura e Ensino, é líder do grupo de pesquisa “Formação de Professores e as Práticas Educativas em Leitura, Literatura e Avaliação do Texto Literário”
(CNPq). Suas investigações na área de Educação abrange os seguintes temas: leitura, formação de leitores, literatura infantil, literatura e formação de professores, estratégias de leitura.

Referências

ABREU, M. Cultura Letrada: literatura e leitura. São Paulo: Ed. Unesp, 2006.

ASSIS, M. Dom Casmurro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

CALVINO, Í. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1981.

CANDIDO, A. Direito à literatura. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, 1989.

GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J.; MENIN, A. M. C. S.; GIROTTO, C. G. G. S.; ARENA, D. B. (Orgs.) Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

HARVEY, S.; GOUDVIS, A. Strategies that work: teaching comprehension to enhance understanding. Portland: Stenhouse Publishers & Pembroke Publishers, 2008.

HERNANDES, E. D. K.; SOUZA, R. J.; FRANCISCO, A. J. Descobrindo os clássicos: um diálogo intertextual na literatura juvenil de Moacyr Scliar. In: ROCHA, D. R. M.; MAGALHÃES, M. S. R.; CECCANTINI, J. L. (Orgs.). Livro Juvenil – estética, crítica e experiência literária. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2021.

MACHADO, A. M. Como e por que ler os clássicos desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

MARIA, L. de. O clube do livro: ser leitor – que diferença faz? São Paulo: Globo, 2009.

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Livraria Bertrand, 2014.

NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. Trad. Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.

PENNAC, D. Como um romance. Trad. de Leny Werneck. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2008.

PERROTTI, E. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986.

PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

SCLIAR, M. Ciumento de Carteirinha: uma aventura com Dom Casmurro, de Machado de Assis. São Paulo: Ática, 2006.

SCLIAR, M. A palavra mágica. São Paulo: Editora Moderna, 2007.

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e representação. Trad. M. F. Sá Correria. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.

SOMMERMAN, A. Complexidade e transdisciplinaridade. In: Encontro Brasileiro de Estudos na complexidade, 2005, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2005. p. 1-11.

ZILBERMAN, R.; MAGALHÃES, L. C. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1987.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem: Recife, Ed. Massangana, 2010.

Downloads

Publicado

06-01-2026

Como Citar

FRANCISCO, Adriana; SOUZA, Renata. LITERATURA NA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR: O CLÁSSICO E O CONTEMPORÂNEO NA SALA DE AULA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 25, n. 1, p. 159–174, 2026. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6398. Acesso em: 7 jan. 2026.